TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini grua

Por:   •  16/3/2016  •  Monografia  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

Escopo: O escopo deste trabalho foi averiguar se existe algum equipamento para a facilidade de movimentação de cargas nas pequenas obras de construção. Com o objetivo geral, buscou-se desenvolver um equipamento denominado grua, com capacidade de até 300 Kg, com movimentos verticais, e rotacionais para pequenas construções.

Intuito: O intuito foi investigar as características de um produto que pudesse facilitar o movimento de cargas, na execução de uma obra.

Pesquisa: Colocados os objetivos específicos em prática, empregou a metodologia pesquisa exploratória qualitativa embasada em referências bibliográficas e em pesquisa de campo, por meio de visitas em obras na cidade de Anápolis-GO. Empregou-se a técnica de questionários, para a investigação sobre quais os fatores e os níveis de dificuldade de cada indivíduo para desenvolver a sua tarefa, o tempo decorrido para a realização desta tarefa e o quanto seria otimizado o tempo caso essa mesma tarefa fosse automatizada.

Ao analisar as possibilidades para que o equipamento possa atender os parâmetros de qualidade estabelecidos em normas regulamentadoras, pode-se considerar o objetivo alcançado, demonstrando que o equipamento construído a preço de baixo custo, pode favorecer o trabalho do operador e operário. Do ponto de vista das condições profissionais, o equipamento possibilita otimizar o tempo, melhorar o trabalho dos colaboradores e do ponto de vista ergonômico evitar lesões desnecessárias na operação, garantindo, assim, a integridade física dos colaboradores.

Palavras chaves: construções, grua e ergonomia.

INTRODUÇÃO

Apresentação da grua: A grua ou guindaste é uma máquina que pode ser usado para mover materiais verticalmente e rotacionalmente. Usa-se para criar vantagem mecânica a fim de mover cargas além da potencialidade normal de um ser humano.

Curiosidade: A grua é provavelmente uma invenção grega ou romana da qual não existem registros anteriores ao século I a.C. Os grandes monumentos de pedra anteriores a essa época tais como as pirâmides do Egito, foram edificados sem auxílio de nenhum mecanismo de suspensão conhecido. Acredita-se que a sistemática de elevação de blocos de pedras tenha sido por meio de sistema de polias (roda presa a um eixo, e cuja circunferência, cavada ou não de um canal, recebe uma correia da qual uma das extremidades é aplicada à força e a outra à resistência-carga a ser elevada).

História da grua: O conhecimento que podemos obter sobre guindastes em registros históricos é de escritos do arquiteto romano Vitrúvio e de Héron de Alexandria.

Limitações: No entanto, essa estrutura apresentava sérias limitações. Apesar de a carga poder ser levantada verticalmente, o ângulo em que ela podia girar, sem haver o desequilíbrio do guindaste, era muito restrito. Além disso, só poderia ser erguida até a altura das estacas. Outro problema era a imobilidade do equipamento, tornando ser necessário desmontá-lo a cada etapa da construção.

Desenvolvimento de novas gruas: Os construtores conseguiram superar a maioria desses problemas, menos o problema da força humana utilizada para fazer funcionar o molinete que permaneceu insubstituível até o advento das máquinas a vapor.

Funcionamento de uma Grua: O funcionamento de uma grua ou guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no cabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido e força oposta que é obtida por um contrapeso possibilitando o equilíbrio estático.

Final: Esses maravilhosos equipamentos foram, são e continuarão sendo um dos principais responsáveis pelas grandes construções da humanidade.

Problemas: Atualmente existe alguns processos que causam um efeito paliativo, como por exemplo, uma corda com um gancho preso em sua extremidade  passada por uma polia onde é tracionada por força humana; contudo seu funcionamento é muito limitado pois depende da quantidade de peso que o ser humano consegue suportar e o seu movimento é apenas vertical; com isso idealizou-se um dispositivo no qual possibilita não só um movimento vertical como  também rotacional conseguindo fazer uma rotação de 360º.

Justificativa: Através dos anos, a automação foi ganhando espaço onde máquinas e processos foram evoluindo de uma forma gradativa, consequentemente a possibilidade de otimizar tempo nos sistemas de produção e serviços se tornou indispensáveis.

Podemos indicar como um grande exemplo a GRUA, que é um equipamento utilizado para otimizar o transporte e movimentação de cargas, consequentemente diminuir o trabalho, bem como os custos de produção e rendimento de produção.

A escolha deste equipamento em nosso trabalho partiu da importância da sua função e os benefícios que representa nos processos em que é utilizada. Sua fabricação integra conceitos e técnicas utilizadas ao decorrer do nosso Curso de Engenharia como elementos de maquinas, processos de fabricação mecânica, instalações de máquinas elétricas, metrologia, conceitos de máquinas de elevações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com