TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini-Atlas Digital De Paleontologia Da Zona Norte Do Estado Do Ceará

Artigo: Mini-Atlas Digital De Paleontologia Da Zona Norte Do Estado Do Ceará. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução (breve descrição do estudo e objetivos)

A região norte de Estado do Ceará está compreendida entre os municípios de Fortaleza (meridiano O 38°30’) e Reriutaba (paralelo S 4°08’). O Laboratório de Paleontologia (LABOPALEO) da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, vem desenvolvendo pesquisas nessa região desde 2003, aumentando assim o conhecimento paleontológico no estado. Os objetos de estudo são icnofósseis do Grupo Serra Grande (Ordoviciano-Siluriano) da Bacia do Parnaíba e fósseis de mamíferos pleistocênicos, encontrados em depósitos de tanques e cavernas. Pretendeu-se, com esse trabalho, compilar, na forma de um mini-atlas, os dados obtidos e assim socializar, de forma clara e direta, as informações paleontológicas da região. (102)

2. Metodologia

O material foi elaborado a partir da coletânea de fotos, dados e mapas obtidos e elaborados pela equipe do LABOPALEO durante seis anos de pesquisa. Após esse levantamento inicial, foi feita a montagem digital do material utilizando-se os programas para computadores Microsoft® PowerPoint e Microsoft® FrontPage, além de imagens do Google® Earth, obtidas por satélite. (55)

3. Resultados e Discussão

O resultado final foi um livro digital bem ilustrado com dados da paleontologia da região norte do Estado do Ceará. São 08 localidades do Grupo Serra Grande: duas no município de Pacujá (Serrinha; Vertentes), duas no município de Santana do Acaraú (Sapó; São João), duas no município de Viçosa do Ceará (CE 232 – Estrada Viçosa do Ceará/Parnaíba; Cachoeira do Pirapora), uma em Reriutaba (Zipu) e uma no município de Graça (Cachoeira do Belizardo). De depósitos de tanque foram encontradas 25 ocorrências de mamíferos e em cavernas: uma no município de Chaval (Lajedos), uma no município de Acaraú, uma no município de Massapê (Lagoa da Canafístula), seis no município de Sobral (Exu; Fazenda Maurício; Fazenda Touro 2; Lagoa das Pedras; Fazenda Perdida e Oiticica), uma no município de Ubajara (Gruta do Urso Fóssil), uma no município de Mucambo (Sítio Engenho Queimado), uma no município de Reriutaba, uma no município de Tamboril, oito no município de Itapipoca (João Cativo; Fazenda Carrapato; Jirau; Coelho; Cajazeiras; Lajinhas; Pedra D’água e Santa Rita), uma no município de Tururu (Lagoa do Osso), uma no município de Itapajé, uma no município de Tejuçuoca (Rapina) e uma no município de Fortaleza (Lagoa de Messejana). (196)

4. Conclusões

Com ilustrações, mapas e dados atualizados, o Mini-Atlas Digital de Paleontologia da Zona Norte do Estado do Ceará é uma inédita contribuição ao estudo da paleontologia dessa região, servindo de subsidio para profissionais e estudantes. (35)

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »