TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Implantes Ortodonticos

Pesquisas Acadêmicas: Mini Implantes Ortodonticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.708 Palavras (11 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 11

DISTALIZAÇÃO DA DENTIÇÃO INFERIOR COM “C-MINIIMPLANTES” PARA A CORREÇÃO DA CLASSE III

(Angle Orthod 2004; 75:119-128.)

RESUMO:

Paciente do sexo masculino, 16 anos, com má oclusão Classe III e ausencia dos 2 incisivos centrais inferiores apresentou-se para tratamento. O plano de tratamento consistiu basicamente na distalização assimétrica da dentição inferior e na recuperação do espaço para a reabilitação protética dos dentes perdidos do paciente. Foi utilizado ancoragem com miniimplantes, elásticos intermaxilares de classe III através da instalação de dois miniimplantes no espaço interdental entre o segundo pré molar superior e o 1º. Molar superior.

O design especial da cabeça do miniimplante utilizado minimizou a irritação gengival durante o tratamento ortodôntico. Jigs deslizantes foram aplicados na região vestibular dos dentes posteriores inferiores posteriores para distalização.

O overbite e overjet corretos foram conseguidos pela distalização de toda dentição inferior através da utilização de miniimplantes como ancoragem o que contribuiu para melhora da harmobia facial.

O tratamento foi concluído em 15 meses.

A aplicação deste novo tipo de miniimplante, considerações sobre este caso, e a seqüência de tratamento serão apresentadas neste artigo.

PALAVRAS-CHAVE: ancoragem esquelética, distalização molar, má oclusão de Classe III, C-implante, elástcos intermaxilares.

INTRODUÇÃO:

A má oclusão de Classe III é definida como uma relação anormal dos arcos, onde todos os dentes inferiores ocluem mesial ao normal, com a cúspide do 2º. pré-molar superior no sulco entre as cuspides mésio-vestibular e medio vestibulares do primeiro molar superior. O arranjo de dentes pode variar desde o alinhamento à aglomeração e sobreposição, especialmente no arco superior. Considerando-se que a má oclusão de Classe III não é uma entidade única de diagnóstico, numerosos protocolos de tratamento são defendidas. Estes protocolos de tratamento incluem uma variedade de aparelhos fixos, máscara facial e aparelhos de expansão do arco, aparelhos ortopédicos funcionais da mandíbula, mentoneiras, e cirurgia.

Elásticos de Classe III são muitas vezes utilizados no tratamento ortodôntico fixo para corrigir as relações ântero-posterior da oclusão. Elásticos de Classe III, no entanto, efetivamente move os dentes em todos os 3 planos do espaço, não apenas em uma direção ântero-posterior. Extrusão vertical é uma parte proeminente do movimento dental , que muitas vezes pode ou não ser desejado. É difícil aplicar forças excêntricas para corrigir as discrepâncias da linha média e a relação interarcos simultaneamente, apenas com elásticos intermaxilares durante o tratamento ortodôntico convencional. Além disso, para retruir os dentes inferiores e vestibularizar os incisivos superiores, elásticos de classe III extruem os incisivos inferiores e os molares superiores

Essas mudanças verticais giram o plano oclusal posteriormente para baixo anterioremente p/ cima. Estes elásticos também pode causar mudanças transversais uma vez que tendem a extruir os molares e girar suas coroas para lingual. Vestibularizar os incisivos superiores e extruir os molares superiores aumenta o altura facial do paciente. O Aumento da altura anterior inferior facial com a extrusão dos molares pode não ser uma situação de estabilidade em pacientes adultos.

FIGURE 1. C-orthodontic microimplant (C-implant): (A) screw part,

(B) head part, (C) diagram of placed C-implant.

FIGURE 2. Fotografias extra orais prévia ao tratamento

Em alguns casos, que mostram altura facial anterior longa e sobremordida baixa as reações dos elasticos de classe III como a extrusão dos molares superiores e a vestibularização da dentição superior deve ser evitada ou minimizada. Com objetivo de previnir essas mudanças não desejadas, a ancoragem absoluta pode ser aplicada na região dos molares superiores para ser utilizada como gancho para os elásticos de Classe III.

FIGURE 3. Fotografias intraorais prévias ao tratamento.

Pag 121

FIGURA 5. C-implante como um gancho para elásticos de Classe III.

O MICROIMPLANTE C-ORTODÔNTICO COMO

ANCORAGEM ABSOLUTA

Os mais váriados sistemas de ancoragem esquelética apresentam caracteristicas particulares (KR Chung, SH Kim, YA Kook). A forma da cabeça do minimplante é especialmente importante na clinica ortodontica para que se possam aplicar vários tipos de acessórios ao tratamento ortodôntico. E dessa forma alguns miniimplantes ortodonticos convencionais não são adequados para o uso de elasticos intermaxilares quando comparados aos tubos ortodonticos.

Para superar as limitações da ancoragem esquelética convencional os autores desenvolram um novo sistema de ancoragem esquelética absoluta chamado de C miniimplantes (Cimplant:

Dentium Inc, Seoul, Korea) .

O C-miniimplante pode ser utilizado como um sistema de ancoragem no tratamento ortodôntico independente, bem como um auxiliar na mecanica ortodôntica convencional. A estrutura do C-miniimplante (cabeça e parafuso) previne a fratura do pescoço do miniimplante durante a sua implantação e remoção.

Além disso, o longo espaço entre a cabeça e corpo do miniimplante previne a irritação gengival durante os movimentos de retração (Figura 1). O miniimplante tem diâmetro de 1,8 mm e 8,5mm, 9,5mm, ou 10,5 mm comprimento. A superfície, com exceção dos 2 mm superiores foi jateada e tratada com ácido. A cabeça tem de 2,5 mm diâmetro e tem 3 opções de alturas: 5,35mm, 6,35mm, ou 7,35 mm. As distâncias entre o furo da cabeça e roscas podem ser de 1mm, 2, ou 3 mm, respectivamente. O diâmetro do furo é de 0,8 mm.

Neste relato de caso, os autores vão documentar uma nova abordagem para tratamento da má oclusão de Classe III utilizando mecanica controlada pelo C-miniimplante. As alterações clínicas e radiográficas

serão descritas.

RELATO DO CASO

AVALIAÇÃO PRÉ-TRATAMENTO

Paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com