TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Da Informação

Ensaios: Modelagem Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A empresa Rações S.A atua no ramo de fabricação de rações para bovinos. Para que a fabricação seja realizada, a empresa necessita da utilização de equipamentos para a transformação da matéria prima em produto final. A empresa utiliza basicamente quatro equipamentos para a fabricação que são: um moedor, um misturador, uma peletizadora e uma máquina embaladora.

A empresa em questão atua em um sistema de manutenção corretiva, sendo assim o engenheiro de produção deseja fazer um levantamento das paradas dos equipamentos e quais os principais tipos de problemas apresentados pelos equipamentos, isto é, identificar o responsável pela realização dos reparos que foram necessários. O responsável pela realização é apontado com base no departamento em que se atua para a realização dos reparos e não especificadamente no funcionário que realiza as tarefas. Deseja-se fazer esse levantamento para que se tenha uma maior concretização das épocas em que os equipamentos costumam necessitar de reparos para que, assim, a empresa passe a utilizar um sistema de manutenção preditiva, antecipando-se ao problema de forma a realizar as manutenções baseadas em intervalos de tempo, reduzindo ou evitando as falhas nas máquinas.

Inicialmente a empresa deseja fazer a relação das atividades de reparo realizadas nos equipamentos com base no levantamento dos departamentos de engenharia que atuaram na máquina e não no funcionário em si. Para as atividades de manutenção dos equipamentos citados é necessária a atuação dos seguintes departamentos: engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de alimentos e engenharia ambiental.

Devido ao fato de se querer implementar futuramente um sistema de manutenção preventiva, a organização necessita saber, também, a data em que as atividades de manutenção foram executadas.

O problema apresenta os seguintes requisitos:

* Um problema deverá ser resolvido por um único departamento de engenharia;

* Um departamento de engenharia poderá resolver vários problemas, desde que estejam relacionados à sua área de atuação;

* Equipamentos distintos poderão apresentar os mesmos problemas;

* Um equipamento poderá apresentar problemas distintos;

* Um equipamento poderá apresentar problemas relacionados a um ou mais departamentos de engenharia.

A seguir são apresentadas as entidades e seus respectivos atributos necessários para a resolução do problema apresentado:

Modelo Lógico:

Equipamento [CódEquip, Nome]

Departamento [CódDepart, Depart]

Problema [CódProb, Nome, CódDepart]

CódDepart referencia Código do Departamento da entidade Departamento

Equipamento x Problema [CódEquip, CódProb, Data]

CódEquip referencia Código do Equipamento da entidade Equipamento

CódProb

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com