TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Do Trabalho

Ensaios: Modelagem Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2012  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 5

Curso de Administração

Marlei Ferreira Medeiros

Helena Brito da Silva

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Campo Grande- MS

2012

RESUMO

Os desafios, tendências e exigências para os administradores na atualidade são muito grandes, o trabalhador não mais poderá ter uma só profissão, é muito importante ter uma profissão e também outra, pois daqui alguns anos, para fechar um negócio, não serão suficientes ter um diploma de administração como aliado, ter duas profissões será algo primordial.

No Brasil, o administrador, tem algumas características predominantes, abaixo segue algumas delas:

• A maioria é do sexo masculino, casado e sem dependentes;

• Está na faixa etária de até 30 anos;

• É egresso de Universidades particulares;

• Concluiu o curso de Administração entre 2000 e 2005;

• Possui especialização em alguma área de administração;

• Trabalha nos setores de serviços, da indústria e em órgãos públicos;

• Atua nas áreas de Administração geral e finanças;

• Ocupa cargos de gerência.

O Administrador também precisa ter perfil para administrar. Se ele não tiver esse perfil, estará sujeito a funções abaixo das expectativas dentro da organização, ou seja, o administrador precisa ter de fato uma personalidade administrativa, enfim perfil de administrador.

O perfil de administrador na atualidade apresenta uma série de características que vão determinar o seu sucesso ou não como administrador, entre elas estão: equilibrar criatividade com a perspicácia, visão globalizada, construir credibilidade, ter poder de persuasão e convencimento, rapidez para adaptar-se às mudanças e reagir positivamente a elas, senso de responsabilidade social, estar atento às oportunidades de mercado e tomar conhecimento do que acontece a sua volta.

O mercado de trabalho está passando por profundas transformações neste início de século. Cada vez mais profissionais, principalmente no nível executivo, estão se defrontando com novos desafios, nesse sentido, este administrador deverá ter bem claro em sua mente qual o papel do administrador nesta virada de século; que conhecimentos ele deve ter e reciclar para se preparar para esses novos desafios e as habilidades que lhe serão exigidas, num ambiente tão tumultuado e competitivo.

De acordo com a pesquisa nacional (2006) demonstrou-se que as mulheres administradoras vêm crescendo nos últimos anos. O percentual em relação aos homens de 21% em 1998, 29,98% em 2003, e em 2006 atingiu o percentual de 32,60%. Em 12 anos o percentual de indivíduos do sexo feminino teve um acréscimo de 57%.

Quanto à renda do administrador, a maior incidência foi observada uma faixa entre 5,1 e 10 salários mínimos. A renda média do administrador foi apurada em 11,51 salários mínimos. Em 2006, o somatório das quatro grandes áreas funcionais (Administração Geral, Financeira, Vendas e Recursos Humanos) ultrapassou 65% do total de respondentes, sendo que a primeira manteve alto o índice de alocação de Administradores.

Verifica-se que os Administradores têm sido bem aceitos como Gerentes e que o percentual dos que exercem o cargo de Presidente ou são proprietários de suas organizações mantém-se em nível significativo. O cargo de Analista mostra forte tendência de ocupação por aqueles profissionais.

O desenvolvimento da carreira e outros motivos que sinalizam certa independência de atuação foram os principais motivos que influenciaram o administrador na escolha de sua carreira. A vocação tem sido preterida na hora da escolha. Em 1994, 47% dos administradores disseram que haviam escolhido a profissão movida exclusivamente por ela. Em 2003, aquele percentual havia decrescido drasticamente para 14,08%, o que, na época, foi interpretado como um reposicionamento do foco da questão.

Apesar de em 2006 ter havido pequeno acréscimo (1,73%) sobre o anterior, a vocação continuou como terceira alternativa mais indicada (15,81%) e as observações feitas à época continuam válidas para hoje. O tema merece a atenção dos responsáveis pela divulgação e disseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com