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Modelagem E Especificação De Software Em OO E UML

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Por:   •  8/8/2013  •  8.959 Palavras (36 Páginas)  •  475 Visualizações

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CCPIP - Centro de Capacitação em Informática Pública

PRODABEL

Modelagem e especificação de software em OO e UML

Marcus Vinícius Pinto

Belo Horizonte

Fevereiro/2006

Sumário

1 INTRODUÇÃO 9

2 ALGUNS CONCEITOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE 10

2.1 ANÁLISE DE RISCOS 16

2.2 REENGENHARIA 21

2.3 ANÁLISE DE REQUISITOS 22

2.4 MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 25

2.4.1 O MODELO QUEDA D'ÁGUA - WATERFALL 26

2.4.2 PROTOTIPAÇÃO 28

2.4.3 DESENVOLVIMENTO ITERATIVO 31

2.4.4 O MODELO ESPIRAL 32

2.4.5 DESENVOLVIMENTO ORIENTADO A OBJETOS 34

2.4.6 PROCESSO UNIFICADO 35

2.5 TESTE DE SOFTWARE 39

2.5.1 O PROJETO DE CASOS DE TESTE 40

2.5.2 MODALIDADES DE TESTE 41

2.5.3 TESTE DE UNIDADE 43

2.5.4 TESTE DE INTERFACE 45

2.5.5 TESTE DE ESTRUTURAS DE DADOS 45

2.5.6 TESTE DE CAMINHOS DE EXECUÇÃO 46

2.5.7 TESTE DE CAMINHOS DE TRATAMENTO DE ERROS 46

2.5.8 TESTE DE INTEGRAÇÃO 47

2.5.9 TESTE DE VALIDAÇÃO 50

2.5.10 TESTES ALFA E BETA 52

2.5.11 TESTE DE SISTEMA 53

2.5.12 O TESTE DE RECUPERAÇÃO 54

2.5.13 O TESTE DE SEGURANÇA 54

2.5.14 TESTE DE ESTRESSE 55

2.5.15 TESTE DE DESEMPENHO 55

2.6 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 56

3 ANÁLISE E PROJETO ORIENTADOS A OBJETOS 56

3.1 ORIENTAÇÃO A OBJETOS 57

3.1.1 ANÁLISE DAS TOPOLOGIAS 60

3.2 PROJETO ORIENTADO A OBJETOS 63

3.3 MÉTODOS ESTRUTURADOS X ORIENTADOS A OBJETOS 64

3.4 ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS (OOA), PROJETO ORIENTADO A OBJETOS(OOD) E PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS (OOP) 68

3.4.1 A EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS DE ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS 69

3.5 CRC (CLASSE, RESPONSABILIDADE E COLABORAÇÃO) 70

3.6 PRINCIPAIS CONCEITOS DA ORIENTAÇÃO A OBJETOS 73

3.6.1 ABSTRAÇÃO 74

3.6.2 POLIMORFISMO 74

3.6.3 PERSISTÊNCIA 76

3.6.4 ENCAPSULAMENTO 76

3.6.5 OBJETO 77

3.6.6 CLASSE 78

3.6.7 MODULARIDADE 92

3.6.8 MENSAGEM 93

3.6.9 MÉTODO 93

3.7 A DINÂMICA DAS APLICAÇÕES 94

3.8 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 95

4 UNIFIED MODELING LANGUAGEM – UML 97

4.1 CATEGORIAS PARA A CONSTRUÇÃO GRÁFICA 98

4.2 PACOTE 103

4.3 VISIBILIDADE DE ATRIBUTOS E OPERAÇÕES 104

4.4 DIAGRAMAS DA UML 105

4.5 DIAGRAMA DE CASO DE USO 106

4.5.1 COMO DOCUMENTAR OS CASOS DE USO 110

4.6 EXEMPLO DE DEFINIÇÃO DE CASOS DE USO PARA EMISSÃO DE RELATÓRIO 113

4.7 DIAGRAMA DE CLASSES 115

4.7.2 ASSOCIAÇÃO TODO/PARTE(COMPOSIÇÃO/AGREGAÇÃO) 121

4.7.3 ASSOCIAÇÃO DE CLASSE (HERANÇA – GENERALIZAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO) 124

4.7.4 CLASSE DE ASSOCIAÇÃO 125

4.7.5 INTERFACE 125

4.8 DIAGRAMA DE SEQÜÊNCIA 126

4.8.1 ASPECTOS AVANÇADOS 133

4.8.2 ASPECTOS SEMÂNTICOS 135

4.9 DIAGRAMA DE COMPONENTE 136

4.10 DIAGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO 138

4.11 RELAÇÃO ENTRE OS DIAGRAMAS 142

4.12 UM ESTUDO DE CASO EM UML 142

4.12.1 ANÁLISE DE REQUISITOS 143

4.12.2 ANÁLISE 143

4.12.3 DESIGN 146

4.12.4 IMPLEMENTAÇÃO 149

4.12.5 TESTES 149

4.13 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 151

5 ICONIX 152

5.1 ANÁLISE DE REQUISITOS 154

5.2 ALERTAS DO ICONIX 156

5.3 MODELO DE DOMÍNIO 156

5.4 ANÁLISE DE ROBUSTEZ 159

5.5 MODELO DE INTERAÇÃO 161

5.6 ENDEREÇANDO REQUISITOS 163

6 A PLATAFORMA JAVA 2 ENTERPRISE EDITION 165

6.1 ARQUITETURA DE APLICAÇÃO J2EE 169

6.2 CONTAINER J2EE 170

6.3 PADRÕES DA CAMADA DE APRESENTAÇÃO 171

6.4 PADRÕES DA CAMADA DE NEGÓCIOS 171

6.5 PADRÕES DA CAMADA DE INTEGRAÇÃO 172

7 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 174

7.1 MESA

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