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Técnicas de Modelagem da UML - visão geral

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.372 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

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Visão geral

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Apresentação da disciplina:

A disciplina de Análise Orientada a Objetos I - Webaula 2 é uma sequência da disciplina Análise Orientada a Objetos I - Webaula 1, onde vamos nos aprofundar um pouco mais na UML e seus conceitos.

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Objetivos:

O objetivo da disciplina é aprofundar os conceitos abordados na disciplina Analise de Sistemas I e abordar novos conceitos, como

  1. Aplicar as técnicas de analise, utilizando a ferramente Case Astah.
  2. Aplicar os principais conceitos da orientação a objetos.
  3. Prover habilidades de modelagem do diagrama de classes, atividades e estado.

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Conteúdo Programático:

  • Técnicas de modelagem da UML - visão geral
  • Modelagem do diagrama de Classe
  • Classe
  • Atributo
  • Operações
  • Visibilidade
  • Associação
  • Multiplicidade
  • Modelagem do diagrama de atividades
  • Atividades
  • Swinlane
  • Associação
  • Decisão
  • Bifurcação e união
  • Ferramenta Case
  • Modelagem do diagrama de estado

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Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Webaulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.

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Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, teleaula e webaula da disciplina.

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Critérios para Participação dos Alunos no Fórum:

Quando houver fórum de discussão o aluno será avaliado quanto ao conteúdo de sua postagem, onde deverá comentar o tópico apresentando respostas completas e com nível crítico de avaliação pertinente ao nível de pós-graduação. Textos apenas concordando ou discordando de comentários de outros participantes do fórum sem a devida justificativa ou complementação não acrescentam em nada ao debate da disciplina, sendo assim, devem ser evitados. Os textos devem sempre vir acompanhados das justificativas para a opinião do discente sobre o conteúdo discutido, para que assim, possamos dar continuidade ao debate em nível adequado. Além disso, podem ser utilizados citações de artigos, livros e outros recursos que fundamentem a opinião ou deem sustentação a sua posição crítica sobre o assunto. Deve ser respeitado o tópico principal do fórum, evitando debates que não tem relação com o tema selecionado pelo professor.

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

WEBAULA 2

Unidade 1 - Criando o Diagrama de Atividades no Astah¹

Olá caros alunos!

 

Vamos trabalhar juntos a disciplina de Analise de Sistemas II assim como trabalhamos Analise de Sistemas I e foi muito legal.

 

Nesta webaula vamos dar continuidade ao aprendizado da ferramenta Astah Community e aprender a fazer o Diagrama de Atividades e de Sequência.

 

Vamos iniciar a nossa aula com alguns termos importantes para a elaboração dos diagramas.

 

Vamos lá!

 

Os Diagramas

Abaixo serão apresentados alguns conceitos necessários para o desenvolvimento dos diagramas. Nessa Webaula contemplaremos o diagrama de atividades, o diagrama de sequência e o diagrama de estados.

Diagrama de Atividades

Definição

O diagrama de atividades é o responsável por apresentar o fluxo das atividades realizadas no sistema, sendo que, relaciona cada atividade ao ator responsável pela sua execução.

Componentes

 

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Figura 1: Barra de atalhos para o diagrama de atividades

 

  1. InitialNode: Indica o início do diagrama.
  2. ActivityFinal: indica um dos finais do diagrama de atividades.
  3. Partition (Vertical): Subdivisões do diagrama utilizadas para organização das atividades executadas pelos atores (responsabilidades), também chamada de swimlanes.
  4. Action: Ações ou atividades executadas pelos atores.
  5. ControlFlow / ObjectFlow: indica o fluxo de controle das atividades, apresentando a ordem lógica dos acontecimentos no diagrama.
  6. Decision Node & Merge Node: componente do diagrama de atividades utilizado para representar estruturas condicionais (IF). Ao utilizar esse componente, deve ser informada a decisão a ser tomada, e, em seguida, o diagrama sofre uma ramificação, onde um dos lados apresenta o resultado caso a condição seja satisfeita, e o outro caso não.

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 Figura 2: Decision Flow e elementos utilizados no diagrama de atividades.

Diagrama de Sequência

Definição

O diagrama de sequência apresenta a sequência da troca de mensagens entre os objetos do sistema, baseia-se no Diagrama de Caso de Uso, geralmente é criado um diagrama de sequencia para cada Caso de Uso, quando este é iniciado por um ator. E também depende do diagrama de classe, sendo uma ótima forma de validação, pois durante a criação do diagrama de sequencia é possível identificar quais métodos são realmente importantes, ou quais precisam ser acrescentados.

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