TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Modelagem Em UML

Artigos Científicos: Trabalho De Modelagem Em UML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE PESQUISA: CASOS DE USO

Os use cases, ou traduzindo à letra "casos de uso", constituem a técnica em UML para representar o levantamento de requisitos de um sistema que um ou mais atores realizam de modo a obterem um resultado particular. Desde sempre que o correto levantamento de requisitos no desenvolvimento de sistemas de informação tenta garantir que o sistema será útil para o utilizador final, estando de acordo com as suas necessidades.

O requisito num sistema é uma funcionalidade ou característica considerada relevante na óptica do utilizador. Normalmente, representa o comportamento esperado do sistema, que na prática consiste num serviço que deve ser disponibilizado a um utilizador. Os requisitos apresentam-se três categorias:

Requisitos funcionais - descrevem o que um sistema faz ou é esperado que faça. Estes são os requisitos que inicialmente serão levantados, abrangendo a descrição de processamentos a efetuar pelo sistema, entradas e saídas de informação que derivam da interação com pessoas e outros sistemas.

Requisitos não funcionais - relacionados com as características qualitativas do sistema, descrevendo a qualidade com que o sistema deverá fornecer os requisitos funcionais. Abrange medidas de desempenho como, por exemplo, tempos de resposta, volume de dados ou considerações de segurança.

Requisitos de facilidade de utilização – garantem que existirá uma boa ligação entre o sistema desenvolvido, utilizadores do sistema e também as tarefas que desempenham apoiados pelo sistema.

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para efetuar o levantamento de requisitos. Estas técnicas abrangem a realização de reuniões participativas, entrevistas, questionários, observação direta, estudo e amostra de documentos e relatórios. Para efetuar um correto

evantamento, frequentemente os analistas combinam diversas destas técnicas.

Os diagramas de use cases são utilizados para a apresentação de requisitos e para assegurar que tanto o utilizador final como o perito numa determinada área ou o especialista informático, possuem um entendimento comum dos requisitos. O seu objetivo é mostrar o que um sistema deve efetuar e não como o vai fazer. O modelo permite capturar os requisitos de um sistema através do detalhe de todos os cenários que os utilizadores podem realizar.

Uma notação gráfica representa um conjunto de casos de utilização, de atores e suas relações que fazem com que sistema, subsistemas e classes fiquem acessíveis e compreensíveis, por apresentarem uma visão externa sobre como esses elementos podem ser utilizados no contexto.

Para exemplificar o conhecimento sobre caso de uso, vejamos o seguinte problema e o seu diagrama, abaixo:

Uma pessoa resolveu desenvolver uma aplicação para controlar as ligações telefónicas de sua casa, a fim de checar se o valor que paga mensalmente está correto. Assim, sempre que desejar, poderá listar as ligações efetuadas em um determinado período, contabilizando o valor a pagar.

Sugestão: Registre as operações necessárias em um sistema de gestão acadêmica (Cadastro de Alunos, Professores, Disciplina, Turmas, Registro de Notas, Faltas, Emissão de Comprovante de Matricula, Histórico Escolar...)

Aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com