TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Atômico de Bohr – Ensaio de Chama

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

FEMAR - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MARIANA
FAMA - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE MARIANA

[pic 1][pic 2]

Fábio José Vieira

Marlon G. Nascimento

Priscilla Cristina

Valber S. Azevedo

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

Modelo Atômico de Bohr – Ensaio de Chama

Engenharia Ambiental

Professora: Priscilla de Freitas Siqueira

Mariana

Setembro, 2014

  1. INTRODUÇÃO

A luz é composta por radiações eletromagnéticas. Trata-se de um tipo de onda formada por um campo elétrico e um campo magnético. Essas radiações eletromagnéticas viajam no vácuo a uma velocidade constante, de 3,0x108 m/s, representada por C, sendo chamada de velocidade da luz.

As características ondulatórias da radiação eletromagnética se devem às oscilações periódicas entre os campos magnético e elétrico. Isto dá origem ao comprimento de onda ƛ e frequência Ʋ. O comprimento e a frequência da onda estão relacionados, pois a velocidade da onda é uma constante. Se o comprimento de onda é longo, sua frequência será baixa e se a frequência for alta o comprimento de onda será curto, Desta forma, pode-se dizer que a frequência de uma onda é inversamente proporcional ao seu comprimento e diretamente proporcional à razão entre a velocidade da luz e o comprimento de onda. Esta relação pode ser observada conforme figura abaixo. [1]

Figura 1

[pic 3]

Relação entre o comprimento e a frequência de uma onda.

A cor de um determinado comprimento de onda de luz é determinada por sua frequência. O olho humano detecta diferentes cores porque ele responde de forma diferente a cada frequência. Mas apenas uma estreita faixa de frequências pode ser vista pelo olho humano. Essa faixa é chamada espectro da luz visível e se estende entre as frequências maiores que o infravermelho e menor que o ultravioleta e comprimentos menores que 700nm e maiores que 420nm, conforme figura e tabela que se seguem.

Figura 2

[pic 4]

Espectro da Luz Visível.

Tabela 1 - Cores do espectro visível.

Cor

Comprimento de onda

Frequência

Vermelho

~ 625-740 nm

~ 480-405 THz

Laranja

~ 590-625 nm

~ 510-480 THz

Amarelo

~ 565-590 nm

~ 530-510 THz

Verde

~ 500-565 nm

~ 600-530 THz

Ciano

~ 485-500 nm

~ 620-600 THz

Azul

~ 440-485 nm

~ 680-620 THz

Violeta

~ 380-440 nm

~ 790-680 THz

Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada por sua cor. Assim, pode-se concluir que a frequência e o comprimento da radiação eletromagnética estão diretamente ligados à energia absorvida pelo corpo durante o aquecimento.

  1. OBJETIVOS

Verificar, qualitativamente, o salto eletrônico com absorção de energia e o seu retorno ao nível original com liberação de energia sob a forma de ondas eletromagnéticas.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

  • Bico de Bunsen
  • Fio de níquel-crômio
  • Pinça de Madeira
  • Iodeto de potássio
  • Cloreto de sódio
  • Sulfato de cobre
  • Cloreto de Cobalto

3.2 MÉTODOS

Em um frasco contendo uma pequena quantidade de álcool etílico (etanol), introduziu-se uma pinça de madeira com uma argola feita de fio de níquel-cromo, para que fosse realizada sua limpeza.

Em seguida, colocou-se a argola de níquel-cromo dentro de um frasco contendo uma pequena quantidade de um material ao qual se denominou de A, e o levou à chama do bico de Bunsen.

Na sequência, adotou-se o mesmo procedimento, mas utilizou-se um segundo frasco contendo uma pequena quantidade de um material ao qual se denominou B; Um terceiro frasco contendo uma pequena quantidade de um material ao qual se denominou C e por fim um quarto frasco contendo uma pequena quantidade de um material ao qual se denominou D.

Após o término do procedimento de cada material, observou-se a coloração da chama emitida por cada um e junto ao orientador discutiram-se os resultados obtidos (tabela 2).

Tabela 2 - Teste quântico através da cor.

Material

        

        Cor

        

        [pic 5]/nm

        

        [pic 6]/1014 Hz

        

        [pic 7]/eV

A

Róseo

~380

~7,9

~3,00

B

Amarelo Claro luminoso

~575

~5,3

~3,04

C

Esverdeado

~500

~6,0

~3,00

D

Amarelo escuro

~590

~5,1

~3,00

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Nos ensaios de chama ocorrem interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia quantizada, pois um átomo quando aquecido absorve energia, que em seguida é emitida como radiação.

Os sais KI, CuSO4, CoCl2 e o NaCl, quando sujeitos a elevadas temperaturas, veem seus íons correspondentes passarem do estado fundamental a estados excitados, com emissão de radiação, sob a forma de uma chama colorida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (287.2 Kb)   docx (271.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com