TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Cascata

Monografias: Modelo Cascata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

Ciclo de Vida Clássico – Modelo Cascata

Modelo de desenvolvimento sequencial criado nos anos 70 por Winston W. Royce que possui como principal característica o avanço por etapas em forma de cascata, ou seja, há a necessidade de completa conclusão das tarefas e processos na fase atual para que se avance nas fases seguintes ao ciclo.

A norma NBR ISO/IEC 12207 estabelece um padrão documentado de processos empregados para controlar, definir e melhorar as fases do ciclo de vida do software.

As fases desse Ciclo de Vida Clássico podem ser divididas em:

Análise dos Requisitos

Fase primária que nasce da necessidade de um cliente desenvolver um software para um determinado sistema, iniciando todo o levantamento dos requisitos e objetivos para que se torne viável o projeto. É levado em consideração às ideias e desejos dos usuários que irão utilizar o software a fim de elaborar um estudo de funcionamento e uma analise detalhada documentando todos os procedimentos e limitações do sistema.

As principais atividades da Análise de Requisitos são:

Iniciação: O cliente necessita definir as características do sistema, analisando requisitos de negócio, dos usuários e da organização.

Preparação de pedido da proposta: O cliente deverá determinar qual das atividades, tarefas e processos dos requisitos de aquisição que serão adaptados dentro dos conformes estabelecidos.

Preparação e atualização do contrato: Atividade onde se é realizado e atualizado (conforme necessário) o contrato. É levado em consideração os requisitos, os custos e o organograma de desenvolvimento do sistema, tudo isso pautado nas leis que vigoram o direito da propriedade.

Monitoração do fornecedor: Atividade onde o cliente monitora os processos de revisão, o processo da auditoria, o processo de verificação e o processo de validação.

Aceitação e conclusão: Processo de validação dos requisitos e aceitação quando todas as etapas iniciais satisfizerem os desejos do cliente em relação ao sistema.

Projeto do sistema

Processo de unidades abstratas com o objetivo de precisar como o software deve ser implementado, sendo documentados os requisitos necessários e permitindo uma antecipação da fase de codificação do software. Os atributos centrais dessa fase do ciclo se dividem em: arquitetura do software, a estrutura de dados, as particularidades da interface e os detalhes procedais.

Os processos gerenciados pelos analistas são: o processo de fornecimento em nível de projeto, o processo de gerência, o processo de infraestrutura, o processo de adaptação, o processo de melhoria e o processo de treinamento.

Desenvolvimento

Fase de formação das codificações do software, visto que são colocados em linha de comando todos os requisitos documentados nas fases anteriores. Logo criados, são feitos os testes individuais em cada setor dos processos do programa para que finalmente passem a fase seguinte.

Essa etapa é constituída por muitas atividades, dentre elas teremos:

Análise dos requisitos do sistema: revisão e documentação de todos os requisitos.

Projeto da arquitetura do sistema: o desenvolvedor deve identificar todos os itens de hardware e software para que sejam colocados nos seus respectivos itens de configuração do sistema.

Análise dos requisitos do software: Levantamento de todas as características funcionais e físicas do programa, documentando integralmente os requisitos do software.

Projeto de arquitetura do software: Fase de transformação dos requisitos do item de software na arquitetura lógica do sistema, garantindo assim a realocação de todos os itens de software.

Codificação do software: O desenvolvedor irá codificar o projeto levando em consideração todos os requisitos que foram elaborados anteriormente, principalmente os itens de software e de hardware a fim de escolher quais as linguagens e ferramentas serão utilizados.

Teste de qualificação do software: Realização de testes nos requisitos do software para estejam em conformidade.

Integração ao sistema: É a inclusão dos softwares com o sistema e com os hardwares, garantindo que estejam prontos para os testes integrais.

Instalação do software: Procedimento de instalação no qual é averiguado o funcionamento, a execução e finalização do software conforme estipulado em contrato.

Teste do sistema

Etapa de teste integral do sistema, centralizada nas lógicas do software e de suas funcionalidades para com o projeto. É decidido se foi solucionado todos os problemas lógicos e se os requisitos do sistema produziram resultados positivos em sua execução.

A etapa de teste do sistema possui as seguintes atividades:

Implementação do processo e Teste operacional: Realização de procedimentos para o teste do software no ambiente operacional, registrando um relatório de problemas ocorridos junto com os seus feedbacks.

Operação do sistema: Colocar em prática o sistema em seu ambiente operacional.

Manutenção

Fase de correção dos erros apresentados durante a operação e melhorias na funcionalidade lógica do software, caracterizando assim o desenvolvimento do sistema.

As atividades do ciclo de Manutenção do Sistema são:

Implementação do processo: Registro dos relatórios de problemas e solicitações dos usuários para modificações no software.

Analise dos problemas e modificação: Verificação do relatório de erros ou solicitações de modificação, levando em consideração o seu tipo, o seu tamanho e sua criticidade.

Implementação da modificação: Utilização do processo de desenvolvimento para a realização das mudanças do sistema.

Migração: Realização de um plano de migração caso seja necessário a implantação de novo ambiente de operação.

Descontinuação do software: Realização de um plano de descontinuação do suporte ao software e aos usuários do mesmo.

...

Baixar como  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »