TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Modelo Cascata

Artigo: Trabalho Sobre Modelo Cascata. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 OBJETIVO 4

4 DESENVOLVIMENTO 5

4.1 ESCOLHE E DESCREVE UM MODELO DE SOFTWARE 5

4.2 DESCREVE A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTORIA) 6

4.3 APRESENTA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS IDENTIFICADAS 6

4.4 DÁ UM EXEMPLO DE MODELO 7

4.5 A CONCLUSÃO DA ETAPA DE DEFINIÇÃO DO MODELO DO PROCESSO, INDICA UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ATUAL E JUSTIFICA A TUA RESPOSTA. 7

5 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Desde o surgimento da engenharia de software, várias maneiras de gerenciar o desenvolvimento de sistemas vem sendo propostas, criando abordagens de desenvolvimento, modelos de processo, métodos, ferramentas automatizadas e gráficas, além de linguagens de programação e métricas, com a finalidade de desenvolver sistemas que garantam qualidade e produtividade. No entanto, os sistemas desenvolvidos continuam excedendo custos e prazos e, muitas vezes, não retratam os requisitos inicialmente definidos pelo usuário

Uma pesquisa extensiva tem sido feita para tornar o desenvolvimento de sistemas em uma atividade mais produtiva, controlada e efetiva. Muitos métodos, modelos de processo abordagens surgiram para tentar solucionar os problemas do desenvolvimento, mas cada um analisa o desenvolvimento de uma maneira. Isto explica por que, por exemplo, um método é tão eficiente no desenvolvimento de um sistema e em outros não.

Mesmo assim é difícil dizer qual o melhor método de processo de software a ser usado.

Mas o trabalho exigia a escolha de um método descrevendo-o, contando brevemente sua história, apresentando suas vantagens e desvantagens e exemplificando-o.

Além de escolher uma linguagem de programação justificando a escolha.

A proposta é desenvolver os tópicos mencionados de maneira objetiva e clara propiciando a compreensão dos conceitos de forma precisa.

2 OBJETIVO

Realizar a tarefa proposta.

Colocar em pratica os ensinamentos recebidos.

Descrever um modelo de software e escrever brevemente sua história.

Apresentar suas vantagens e desvantagens.

Exemplificar o modelo escolhido.

Indicar uma linguagem de programação e justificar a resposta.

3 DESENVOLVIMENTO

4.1 ESCOLHE E DESCREVE UM MODELO DE SOFTWARE

O objetivo do modelo espiral é prover um metamodelo que pode acomodar diversos processos específicos. Isto significa que podemos encaixar nele as principais características dos modelos vistos anteriormente, adaptando-os a necessidades específicas de desenvolvedores ou às particularidades do software a ser desenvolvido. Este modelo prevê prototipação, desenvolvimento evolutivo e cíclico, e as principais atividades do modelo cascata.

Sua principal inovação é guiar o processo de desenvolvimento gerado a partir deste metamodelo com base em análise de riscos e planejamento que é realizado durante toda a evolução do desenvolvimento. Riscos são circunstâncias adversas que podem surgir durante o desenvolvimento de software impedindo o processo ou diminuindo a qualidade do produto. São exemplos de riscos: pessoas que abandonam a equipe de desenvolvimento, ferramentas que não podem ser utilizadas, falha em equipamentos usados no desenvolvimento ou que serão utilizados no produto final, etc. A identificação e o gerenciamento de riscos é hoje uma atividade importantíssima no desenvolvimento de software devido à imaturidade da área e à falta de conhecimento, técnicas e ferramentas adequadas.

No estágio 1 devem ser determinados objetivos, soluções alternativas e restrições.

No estágio 2, devem ser analisados os riscos das decisões do estágio anterior. Durante este estágio podem ser construídos protótipos ou realizar-se simulações do software.

O estágio 3 consiste nas atividades da fase de desenvolvimento, incluindo design, especificação, codificação e verificação. A principal característica é que a cada especificação que vai surgindo a cada ciclo - especificação de requisitos, do software, da arquitetura, da interface de usuário e dos algoritmos e dados - deve ser feita a verificação apropriadamente.

O estágio 4 compreende a revisão das etapas anteriores e o planejamento da próxima fase. Neste planejamento, dependendo dos resultados obtidos nos estágios anteriores - decisões, análise de riscos e verificação, pode-se optar por seguir o desenvolvimento num modelo Cascata (linear), Evolutivo ou Transformação. Por exemplo, se já no primeiro ciclo, os requisitos forem completamente especificados e validados pode-se optar por seguir o modelo Cascata. Caso contrário, pode-se optar pela construção de novos protótipos, incrementando-o, avaliando novos riscos e replanejando o processo.

4.2 DESCREVE A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTORIA)

O modelo em espiral foi definido por Barry Boehm em seu artigo de 1988 A Spiral Model of Software Development and Enhancement. Este modelo não foi o primeiro a discutir o Desenvolvimento iterativo e incremental, mas ele foi o primeiro modelo a explicar o porquê do modo iterativo. Como originalmente antevisto, as iterações têm uma duração típica de 6 meses a dois anos. Cada fase inicia com um objetivo esperado e termina como uma revisão pelo cliente do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforços de análise e engenharia são aplicados em cada fase do projeto, com um olho focado no objetivo do projeto.

4.3 APRESENTA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS IDENTIFICADAS

Vantagens

O modelo em espiral permite que ao longo de cada iteração se obtenham versões do sistema cada vez mais completas, recorrendo à prototipagem para reduzir os riscos. Este tipo de modelo permite a abordagem do refinamento seguido pelo modelo em cascata, mas que incorpora um enquadramento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com