TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Armazenagem

Ensaios: Modelo De Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias de hoje, criar um controle de estoque que seja condizente com a atividade fim da empresa baseado em um ou mais modelos de armazenagem, é fundamental para o crescimento, competitividade, e para que não haja desperdícios (de tempo, de matéria prima e de produtos acabado), a adoção do modelo errado de armazenagem, pode fazer com que a logística da empresa deixe de agregar valor ao produto/serviço e até mesmo contribuir para a obsolescência e vencimento de produtos no estoque. A escolha de um modelo de armazenagem é essencial no controle de estocagem de um CD, pois leva a delimitar o melhor tipo de movimentação, estocagem e controle do shelf life dos produtos em função da necessidade de seletividade que cada um apresenta. Hoje, existem três grandes modelos de armazenagem que são mais utilizados, o FIFO (First In, First Out - Primeiro que entra é o primeiro que sai), LIFO (Last In, First Out - O último que entra é o primeiro que sai), e o FEFO (First Expired, First Out - O Primeiro a Vencer é o primeiro que sai).

FIFO - "Primeiro que entra, primeiro que sai", é recomendada para estoques de alto giro, e que o produto não tenha controle por validade ou lote, mas sim por data de entrada no estoque. É o caso dos equipamentos de computador, e outros itens de tecnologia em geral, também pode ser usado no mercado varejista de produtos alimentícios e no varejo de eletroeletrônicos, pois esse modelo busca fazer com que o produto gire antes que ele torne-se obsoleto ou inapto para o uso/consumo.

LIFO – “Ultimo que entra, primeiro que sai”, ao pesquisar sobre os modelos de armazenagem eu fiquei imaginado que empresa adotaria esse modelo, mas acabei descobrindo que é muito utilizado no mercado automotivo, exemplo: assim que é lançado um novo modelo, ele se torna alvo dos esforços de venda da empresa, fazendo com que o produto mais antigo passe mais tempo em estoque do que o mais recente, transferindo esse produto mais antigo para uma "segunda linha" de venda em relação aos negócios da empresa.

FEFO – “Primeiro que vence, primeiro que sai”, nada mais é do que uma evolução do modelo FIFO, porém ainda é muito pouco usada. Esse modelo busca organizar não por ordem de entrada ou saída, mais pelo seu prazo de validade ou shelf life do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com