TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Maturidade Em Capacitação

Casos: Modelo De Maturidade Em Capacitação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

A empresa segue algum modelo de processo de negocio de software ?

Modelo CMMI.

O CMMI (Capability Maturity Model - Integration ou Modelo de Maturidade em Capacitação - Integração) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas

o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

O CMMI foi baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos. Há uma ênfase tanto em engenharia de sistemas quanto em engenharia de software, e há uma integração necessária para o desenvolvimento e a manutenção.

O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". Estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.

Representação Contínua

Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por: Níveis de Capacidade (Capability Levels):

Nível 0: Incompleto (Ad-hoc)

Nível 1: Executado

Nível 2: Gerenciado / Gerido

Nível 3: Definido

Nível 4: Gerenciado quantitativamente --- REMOVIDO DA v.1.3

Nível 5: Em otimização --- REMOVIDO DA v.1.3

Nesta representação a capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da empresa.

No nível 1(um) o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário para a execução de um processo.

No nível 2(dois) é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado.

No nível 3(três) o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo.

No nível 4(quatro) é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas.

No nível 5(cinco) o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa.

A representação contínua é indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.

Representação Por Estágios [editar]

Disponibiliza uma sequência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels):

Nível 1: Inicial (Ad-hoc)

Nível 2: Gerenciado / Gerido

Nível 3: Definido

Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente

Nível 5: Em otimização

Nesta representação a maturidade é medida por um conjunto de processos. Assim é necessário que todos os processos atinjam nível de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nível dois. Se quase todos os processos forem nível três, mas apenas um deles estiver no nível dois a empresa não irá conseguir obter o nível de maturidade três.

Esta representação é indicada quando a empresa já utiliza algum modelo de maturidade por estágios, quando deseja utilizar o nível de maturidade alcançado para comparação com outras empresas ou quando pretende usar o nível de conhecimento obtido por outros para sua área de atuação.

4. A empresa desenvolve sistemas para web, para desktop, ou para ambos?

A empresa desenvolve sistemas web e desktop na área de automação e gestão.

5. Quais softwares usam para programação, assim como banco de dados, modelagem e desenvolvimento de software.

Programação:

Visual studio

O Microsoft Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software especialmente dedicado ao .NET Framework e às linguagens Visual Basic (VB), C, C++, C# (C Sharp) e J# (J Sharp). Também é um grande produto de desenvolvimento na área web, usando a plataforma do ASP.NET. As linguagens com maior frequência nessa plataforma são: VB.NET (Visual Basic.Net) e o C# (C Sharp).

sublimeText

O Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++. Inicialmente, o programa foi pensado para ser uma extensão do Vim.

PyScript

PyScript é um módulo python para a produção de gráficos PostScript de alta qualidade. Ao invés de usar uma interface gráfica para desenhar uma imagem, a imagem é programado usando python e os objetos PyScript.

Eclipse

Eclipse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com