TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATURIDADE EM UM PMO

Por:   •  1/2/2017  •  Monografia  •  20.352 Palavras (82 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 82

[pic 1]

LEANDRO MORAIS CUNHA

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATURIDADE EM UM PMO

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerenciamento de Projetos, Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management da Fundação Getulio Vargas, como pré-requisito para a obtenção do Título de Especialista. 

                Edmarson Bacelar Mota

                Coordenador Acadêmico Executivo

Denise Basgal

Orientadora

Londrina – PR

2016


FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

PROGRAMA FGV MANAGEMENT

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso, Aplicação de um modelo de avaliação e desenvolvimento de maturidade em um PMO, elaborado por Leandro Morais Cunha e aprovado pela Coordenação Acadêmica, foi aceito como pré-requisito para a obtenção do certificado do Curso de Pós-Graduação lato sensu MBA em Gerenciamento de Projetos, Nível de Especialização, do Programa FGV Management.

Data da Aprovação: Londrina, 20 de outubro de 2016.

Edmarson Bacelar Mota

Coordenador Acadêmico Executivo

Denise Basgal

Orientadora


TERMO DE COMPROMISSO

O aluno Leandro Morais Cunha, abaixo assinado, do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, Turma GP14-Londrina (2/2014) do Programa FGV Management, realizado nas dependências da instituição conveniada ISAE, no período de 26/09/2014 a 20/08/2016, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Aplicação de um modelo de avaliação e desenvolvimento de maturidade em um PMO, é autêntico e original.

Londrina, 20 de outubro de 2016.

Leandro Morais Cunha

Aos meus professores do curso de pós-graduação por terem transmitido o conhecimento necessário para a realização deste trabalho e aos amigos que compartilharam as experiências profissionais que são parte integrante deste estudo.

AGRADECIMENTOS

Muito mais do que a satisfação em terminar esta etapa da minha busca por conhecimento e aperfeiçoamento profissional, é a satisfação em ter conhecido, neste período de pós-graduação, inúmeras pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram significativamente para a conclusão deste trabalho.

Inicialmente gostaria de agradecer aos meus colegas e amigos que demonstraram todo o companheirismo necessário para tornar esta jornada possível de ser concluída. Pelas ideias e momentos compartilhados.

Aos professores do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos, que souberam transmitir o conhecimento com clareza e paciência, fornecendo-me material para que eu pudesse desenvolver um melhor trabalho em minha vida profissional.

Aos membros do PMO que foi tema desde trabalho, que permitiram a utilização do seu escritório de projetos para a realização deste estudo de caso, e a todos os colaboradores da organização que, de alguma forma, contribuíram com este trabalho.

À Fundação Getulio Vargas, pela possibilidade de realizar os meus estudos de pós-graduação de excelente qualidade.


RESUMO

A implantação de Escritórios de Projetos, também conhecidos como PMOs (Project Management Offices), se tornou um fenômeno nas organizações em busca por melhores resultados em seus projetos. No entanto, a grande variação na estrutura, nos papéis assumidos e, principalmente, no valor percebido dos PMOs, tornam complexa a manutenção da sustentabilidade destes escritórios de projetos. Considerando que o grau de maturidade de um PMO é o resultado de quanto ele é capaz de gerar valor para seus clientes e para a organização como um todo, o desafio que surge é, então, encontrar um caminho para o amadurecimento contínuo de suas práticas. Vários autores desenvolveram modelos de avaliação e desenvolvimento da maturidade de organizações, no entanto, como mostra a literatura sobre o assunto, o nível de maturidade de um PMO não está necessariamente relacionado ao nível de maturidade em gerenciamento de projetos da organização da qual ele faz parte, portanto modelos específicos para escritórios de projetos precisaram ser criados. Este trabalho utiliza o modelo PMO Maturity Cube para avaliar e desenvolver a maturidade de um PMO Corporativo de uma organização do setor agroindustrial sediada no município de Maringá, no noroeste do Paraná. Os resultados apresentados mostraram que este PMO tem uma atuação atual que foge do seu objetivo e, portanto, ações foram propostas para desenvolver a sua maturidade em funções que estejam coerentes com os objetivos pretendidos pelos seus membros.

Palavras Chave: PMO. Gerenciamento de Projetos. Maturidade. PMO Maturity Cube.

   


ABSTRACT

The implementation of Project Offices, also known as PMOs (Project Management Offices), became a phenomenon in organizations looking for better results in their projects. However, the wide variation in the structure, assumed roles and, especially, the perceived value of PMOs, made it complex to preserve the sustainability of these Project Offices. Considering that a PMO’s maturity level is the result of how much it is able to generate value for its customers and for the entire organization, the challenge, then, is to find a way for the continued development of its practices. Several authors have created models for evaluation and development of organizations’s maturity, however, as shown in the literature on the subject, the PMO’s maturity level is not necessarily related to the organization’s project management maturity level of which it is part of, therefore specific models for Project Offices had to be created. This work uses the PMO Maturity Cube model to evaluate and develop the maturity of a Corporate PMO of an agroindustrial organization based in the city of Maringá, in the northwest of Paraná. The results showed that the PMO has a current performance fleeing his goal and, therefore, actions have been proposed to develop their maturity in functions that are consistent with the objectives established by its members.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (137.9 Kb)   pdf (822.2 Kb)   docx (728.8 Kb)  
Continuar por mais 81 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com