TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Hibrido de Orçamento Empresarial

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Sonia Mendes de Assunção

MODELO HÍBRIDO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

São Paulo

2018

Sonia Mendes de Assunção

MODELO HÍBRIDO DE ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Plano de negócio, apresentado como requisito parcial, para aprovação no curso de Engenharia de Produção, ministrado da faculdade Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP.

Professor(a): Salvador Pinillos Gimenez

Disciplina: Análise de Risco e Retorno em Projetos e Empreendimentos

Turma: Turma PRO-NA7

São Paulo 2018

Lista de ilustrações

Figura 1 – Evolução dos processos orçamentários        . . . . . . . . . . . . . . . .        7


Sumário

1 Introdução        4

2 Orçamento Empresarial        5

3 Processo Orçamentário        7

4 Metodologia        9

5 Estudo de Caso        10

5.1 Análise do sistema orçamentário da empresa        10

5.2 Definição dos processos orçamentários        10

5.3 Coleta de Dados        10

5.4 Elaboração do orçamento empresarial híbrido        11

Referências        13


  1. Introdução

As constantes transformações que estão ocorrendo no ambiente de negócios, muitas delas resultantes da globalização dos mercados e do desenvolvimento constante de novas tecnologias, faz com que as empresas necessitem cada vez mais aprimorarem os seus processos de planejamento, gestão e controle. Tais processos têm a finalidade de permitir que as mesmas tenham maior conhecimento dos seus objetivos e consigam tomar decisões com maior facilidade e segurança.

Independente da atividade desenvolvida pela empresa ou do seu porte, o orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações (Passarelli e Bomfim, 2003).

Welsch (1993) define o orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a demonstração formal das políticas, planos, objetivos e metas definidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte. Estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios da empresa, em temos financeiros, geralmente em um prazo mínimo de um ano, proporcionando uma visão aproximada da situação futura. É através do orçamento que se estabelecem metas quantitativas para a equipe, dando, assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

  1. Orçamento Empresarial

O orçamento abrange funções e operações que envolvem todos os setores da empresa com necessidade de utilização de algum tipo de recurso financeiro, para fazer face às despesas de suas ações, conforme salienta Tavares (2000 apud LUNKES, 2008).

Alguns autores não consideram o orçamento apenas como uma forma de quantificar o planejamento estratégico. Eles definem que o que está orçado deve ser visto como meta e buscado com a maior eficiência possível pelos gestores. Para Frezatti (2008, p.46) o orçamento é: ““Mais do que uma estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Contém as prioridades e a direção de uma entidade para um período e proporciona condições de avaliação do desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.”

O nível de detalhamento de um orçamento empresarial, pode variar dependendo do nível de detalhamento dos processos e da capacidade de gerenciar as receitas e gastos. No caso estudado, o orçamento industrial foi dividido nos orçamentos descritos a seguir.

O orçamento de vendas é formado pelas previsões de vendas de um período predeterminado. Ele estima as quantidades de cada produto e serviço que a empresa planeja vender ou prestar, define o preço que será praticado, impostos incidentes sobre a receita de vendas de produtos e serviços, como também pode conter a quantidade de clientes a serem atendidos, a localização geográfica de cada cliente, as condições básicas dessa venda, a vista ou a prazo, entre outras informações (LUNKES,2008). É importante que o orçamento de vendas seja bem elaborado, pois volumes e receitas definidos neste orçamento servirão como base para o cálculo dos outros orçamentos subseqüentes existindo, portanto, uma correlação positiva entre o orçamento de vendas e os outros orçamentos.

O orçamento de produção tem como principal objetivo informar às unidades organizacionais, relacionadas diretamente com o processo produtivo, as quantidades a serem produzidas para atender as necessidades de vendas e da política de estoques de produtos acabados, sendo base para a elaboração dos orçamentos relacionados com o custo do produto (MOREIRA,2008).

Quanto à matéria-prima, ainda segundo Moreira (2008), os níveis de estocagem necessários para atingir as metas planejadas para cada período são definidos com base nas necessidades de consumo considerando as condições operacionais endógenas e exógenas.

O orçamento de mão-de-obra corresponde às estimativas das quantidades de

Capítulo 2. Orçamento Empresarial

[pic 1]

mão-de-obra direta necessárias para fabricar as quantidades de produtos planejadas no orçamento de produção. É preferível que este seja feito separadamente, visto que a mão-de-obra indireta geralmente é inclusa nos custos indiretos de fabricação.

Com relação a tais custos, Zdanowicz (1989) descreve que também fazem parte dos custos indiretos de fabricação seguros, aluguéis, serviços de terceiros, energia elétrica e água, entre outros. Durante a elaboração deste orçamento faz-se necessário o conhecimento das metodologias de custeio por absorção, variável e ABC, pois, são através das mesmas, que são compostos o custo do produto produzido (CPP) e mais adiante o CPV, custo do produto vendido. Estes, já podem ser calculados após a elaboração do orçamento de custos indiretos ou podem, apenas, serem apresentados na DRE, instituída pelo artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com