TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos e tablets REPORT Ultrabook equipment

Tese: Modelos e tablets REPORT Ultrabook equipment. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  5.718 Palavras (23 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 23

RELATÓRIO 1- MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOK E TABLETS

1.1 Introdução à arquitetura de computadores

1.1.1 Processamento de dados

Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. Por ser uma maquina composta de vários circuitos e componentes eletrônicos, o computador também e chamado de “processamento eletrônico de dados”.O termo dado pode ser definido como a matéria-prima originalmente obtida de uma ou mais fontes (etapa de coleta). E o termo informação pode ser definido como o resultado do processamento dos dados coletados, isto é o dado processado ou “acabado”.

A organização de um computador é a parte do estudo da ciência da computação que trata dos aspectos relativos à parte do computador mais conhecida dos especialistas que o construíram e cujo entendimento e desnecessário ao programador.

A arquitetura do mesmo computador é outra parte da mesma ciência da computação, mais no nível de conhecimento desejado pelo programador, visto que suas características (as da arquitetura de uma determinada máquina) têm impacto direto na elaboração de um programa.

1.1.2 Sistema

Um sistema pode ser compreendido, por exemplo, como um conjunto de partes que cooperam para atingir-se um objetivo comum. E um sistema porque é um conjunto de partes que se coordenam (o teclado, a memoria, o processador, os dispositivos periféricos) para realizar um objetivo.

1.1.3 Sistema de Computação

Qualquer processamento de dados requer a execução de uma serie de etapas, as quais podem ser realizadas de forma manual ou automáticas por um computador. Tais etapas, elaboradas e executadas passo a passo, constituem o que se chama programa. Cada passo mencionado é uma diferente instrução, ou ordem de comando, dada ao hardware, objetivando a realização de uma determinada ação (uma operação aritmética, uma transferência de informação etc.). O Programa e o conjunto de instruções.

1.1.4 Componentes de um sistema de computação

Um sistema de computação é um conjunto de componentes integrados para funcionar como se fossem um único elemento e que têm por objetivo realizar manipulações com dados, isto é, realizar alguns tipos de operações com os dados de modo a obter uma informação útil.

Componentes de um sistema computacional

1.2 Computadores pessoais e equipamentos portáteis

Os primeiros computadores pessoais, que começaram a fazer sua história a partir da década de 70.Como disse há pouco, o primeiro microchip, o 4004, foi lançado pela Intel em 1971. Era um projeto bastante primitivo, que processava instruções de 8 bits, através de um barramento rudimentar, que permitia transferir apenas 4 bits por ciclo, e operava a meros 740 kHz. Na verdade, o 4004 era tão lento que demorava 10 ciclos para processar cada instrução, ou seja, ele processava apenas 74 mil instruções por segundo (mesmo assim, ele era cerca de 15 vezes mais rápido que o ENIAC). Hoje em dia esses números parecem piada, mas na época era a última palavra em tecnologia. O 4004 permitiu o desenvolvimento das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis.

Pouco tempo depois, a Intel lançou um novo processador, que fez sucesso durante muitos anos, o 8080. Ele já era um processador de 8 bits e operava a incríveis 2 MHz: "Ele é capaz de endereçar até 64 KB de memória e é rápido, muito rápido!" como dito num anúncio publicitário do Altair 8800 que, lançado em 1974, é considerado por muitos o primeiro computador pessoal da história.

O Altair era baseado no 8080 da Intel e vinha com apenas 256 bytes de memória, realmente bem pouco, mesmo para os padrões da época. Estava disponível também uma placa de expansão para 4 KB. Em teoria, seria possível instalar até 64 KB, mas o custo tornava o upgrade inviável.No modelo básico, o Altair custava apenas 439 dólares, na forma de kit (onde você precisava soldar manualmente todos os componentes). Em valores corrigidos, isso equivale a quase 4.000 dólares, mas na época esse valor foi considerado uma pechincha, tanto que foram vendidas 4.000 unidades em 3 meses, depois de uma matéria da revista Popular Eletronics.

Esse "modelo básico" consistia nas placas, luzes, chips, gabinete, chaves e a fonte de alimentação, junto, claro, com um manual que ensinava como montar o aparelho. Existia a opção de comprá-lo já montado, mas custavam 182 dólares (da época) a mais.Em sua versão básica, o Altair não tinha muita utilidade prática, a não ser a de servir como fonte de aprendizado de eletrônica e programação. Entretanto, pouco tempo depois, começaram a surgir vários acessórios para o Altair: um teclado que substituía o conjunto de chaves que serviam para programar o aparelho, um terminal de vídeo (bem melhor que ver os resultados na forma de luzes :), um drive de disquetes (naquela época ainda se usavam disquetes de 8 polegadas), placas de expansão de memória e até um modelo de impressora. Até mesmo Bill Gates (antes mesmo da fundação da Microsoft) participou, desenvolvendo uma versão do Basic para o Altair.

Se você tivesse muito dinheiro, era possível chegar a algo que se parecia com um computador moderno, capaz de editar textos e criar planilhas rudimentares. Algumas empresas perceberam o nicho e passaram a vender versões "completas" do Altair, destinadas ao uso em empresas, como neste anúncio, publicado na revista Popular Eletronics, onde temos um Altair "turbinado", com o terminal de vídeo, impressora, dois drives de disquete e 4 KB de memória:

O Altair serviu para demonstrar a grande paixão que a informática podia exercer e que, ao contrário do que diziam muitos analistas da época, existia sim um grande mercado para computadores pessoais.

Pouco depois, em 1976, foi fundada a Apple, tendo como sócios Steve Jobs (que continua ativo até os dias de hoje) e Steve Wozniak. Na verdade, a Apple só foi fundada porque o projeto do Apple I (desenvolvido pelos dois nas horas vagas) foi recusado pela Atari e pela HP. Uma frase de Steve Jobs descreve bem a história:

- Então fomos à Atari e dissemos: "Ei, nós desenvolvemos essa coisa incrível, pode ser construído com alguns dos seus componentes, o que acham de nos financiar?" Podemos até mesmo dar a vocês, nós só queremos ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com