TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 1 - MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOK E TABLETS

Ensaios: RELATÓRIO 1 - MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOK E TABLETS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

O computador é máquina, capaz uma de coletar, manipular e fornecer resultados. Coleta de informações chama-se processamento, as informações iniciais são dados. A obtenção de dados é a realização de processamento para produzir informações específicas.

Atualmente com grande quantidade de informações, para serem atualizadas rapidamente que os computadores se tornaram essenciais para empresas. A organização de computadores, não está ligada diretamente a elaboração de um programa, são os componentes, construção da memória, frequência do relógio. A arquitetura, é as instruções para um processamento, está ligado diretamente a elaboração de um programa. Componentes de um sistema de computação:

CPU

• Interpreta o tipo e o modo de execução de uma instrução.

• Controlam quando e o que deve ser realizado pelos componentes.

Memória

• Armazena os dados e os programas.

Entrada ou Saída

• Permite que o sistema de computação se comunique com o mundo exterior.

1º Geração

Computadores à válvula, primeiro computador foi o ENIAC, projetado por John Mauchly e John P. Eckert fabricado entre 1943 e 1946. O computador possuía 17000 válvulas e 800 quilômetros de cabos. Pesava cerca de 30 toneladas. Realizando 10000 operações por segundo, possuía 20 registradores cada um possuía 10 dígitos. Era utilizado o sistema decimal. Em 1945 John Von Newman, aperfeiçoou o ENIAC, e nomeando sua máquina de IAS. Mudou de sistema decimal para o sistema binário. O IAS era constituído por 4 unidades principais, memória, UAl, UC, entrada e saída. Possuía 1000 posições cada uma possui 40 dígitos binários. O IAS operava de modo repetitivo executando 2 subciclos de instruções, o ciclo de busca onde as instruções eram trazidas da memória para o IR e a parte de endereço de instrução era armazenada no MAR, quando a instrução estivesse armazenada no IR inicia-se outro subciclo o de execução, o controle interpreta a instrução que acarreta movimento de dados. Em 1953 a IBM, lançou o IBM-701 com memória 2K palavras de 36 bits. Em 1956 o IBM-704 com 4K palavras de memória.

2º geração de computadores transistorizados

Em 23 Dezembro de 1947 John Bardeen, Walter Bratain e Willian Schockley, descobriram o efeito transistor que as propriedades condutoras de um diodo semicondutor poderia ser controlado por um terceiro elemento. Os transistores fazem as mesmas funções que as válvulas, porem consome menos energia. Nessa geração surgiu a DEC fundada por Kenneth Ohen que chegou a se tornar o segundo fabricante de computadores ficou só atrás da IBM. O aparecimento de unidades aritméticas e lógicas mais complexas, também o surgimento de linguagem de programação a FORTRAM pela IBM na geração 704.

3º Geração computadores com circuitos integrados.

Podemos formar múltiplos transistores em um único elemento de silício, o que antes acomodava uma placa, acomoda-se em chip. Suas vantagens e que são menores, consome menos energia, dissipa menos calor.

Em 1964 a IBM lançou sua microeletrônica, a sua “família” de computadores da série 360 com muitas inovações, inicialmente lançaram 5 modelos ,30,40,50,65,75 todos com características próprias, mas com as mesma instruções básicas, capacidade de memória instável, quantidade de processador de E/S. A utilização de uma nova técnica a multiprogramação que os programas compartilham a mesma memória principal.

4º Geração computadores

Computadores que utilizam VLSI, dispositivos eletrônicos capazes de armazenar, em um único invólucro, milhares de componentes, denominado chip. Que vem constituindo a base de toda a estrutura moderna. Essa técnica de diminuição de componentes eletrônicos se desenvolveu entre 1971/1972. Com essa tecnologia começaram a surgir os computadores pessoais e os micros computadores.

Computadores pessoais – microcomputadores

Em 1968, Robert Noyce e Gordon Moore, fundaram a INTEL. Em 1969 fizeram uma parceria com uma companhia japonesa que fabricava calculadoras eletrônicas, dessa parceria surgiu o microprocessamento – UCP ou CPU, contendo todos os componentes em uma pastilha de circuito integrado denominado INTEL 4004, que possuía palavra de quatro bits, cerca de 2300 transistores. A Intel lançou outro versão de computadores com mais memória o 8008 com palavra de oito bits e 16 k de memória, possuía 3500 transistores. A Intel lançou 1º microprocessador de emprego geral 8080, com 8bits de palavra, cada endereço de memória possuía 16 bits a memória podia conter até 64 Kbytes, com 78 instruções.

Começam a surgir com correntes a Intel a AMD que é maior concorrente até os dias de hoje, fabricante dos processadores K6 e Athlon K7, de 32 bits, Athlon 64 e do Opteron plataforma de 64 Bits. A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com