TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Molde De Injeção

Monografias: Molde De Injeção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

Molde de injeção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

É uma ferramenta construída com o objetivo de moldar peças de plástico ou alumínio. Também é conhecida como Matriz de Injeção, embora haja o uso dos dois termos, dependendo da empresa e da instituição de ensino.

É construída de aços especiais ou não, dependendo das necessidades, e possui as seguintes partes: cavidade, bucha de injeção, anel de centragem, extratores, placa porta extratores, placa porta cavidade, olhal, molas, etc.

Existem molde de diversos tamanhos e formatos de confecção, conforme a utilidade.

Ferramentas de transformação termoplástica

QUINTA-FEIRA, 22 DE MARÇO DE 2007

Apresentação

Este blog foi criado pelos alunos Douglas Ulisses da Silveira e Augusto Becker Dopke do Curso de Engenharia Mecânica, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Ele vêm com o objetivo de informar sobre os principais processos de transformação plásticas, tipos de moldes e matrizes e as principais etapas de confecção.

Postado por Douglas Silveira às 20:59 3 comentários

Introdução

A substituição do plástico por matérias-primas tradicionais a exemplo do vidro e do metal, pode evidenciar o indicador de desenvolvimento tecnológico de um país. Setores como os de utilidades domésticas, construção civil, brinquedos e calçados utilizam cada vez mais plásticos, assim como, setores intensivos de tecnologia, como os de saúde, eletroeletrônicos, aviação e indústria automotiva que aumentam a cada ano, o uso do plástico em seus produtos.

Sua versatilidade em relação á complexidade de peças e possibilidades de materiais o torna quase insubstituível.

Os plásticos são moldados com ferramentas adequadas nas condições a quente e a frio. Um dos pontos-chave de todo o desenvolvimento industrial é o projeto de alto padrão e a construção moderna de moldes de plástico. Esta é a única forma de satisfazer a demanda rapidamente crescente de produtos de plástico diretos ou indiretos que se manifesta em praticamente toda a produção industrial. Um projeto mal feito ou um material mal definido, podem ser os responsáveis por inúmeros problemas frequentemente observados na moldagem.

Postado por Douglas Silveira às 16:46 0 comentários

Processo de Injeção

De acordo com pesquisa realizada no site (www.caramuru.com.br) ,”Injeção é um dos processos primários que podemos efetuar com as inúmeras matérias primas plásticas existentes.”

O americano de origem belga Leo Hendrik Baekeland produziu, em 1909, a primeira substância plástica sintética, a baquelita. Foi o início da indústria dos plásticos, que revolucionou a vida cotidiana.

O processo de injeção de termoplásticos se inicia com grânulos de plástico que são derretidos(plastificados) dentro de um cilindro em uma máquina (injetora) sendo injetados em um molde (ferramenta), com pressão muito alta, e após esfriado é retirado (extraído) do mesmo, completando o ciclo. Os produtos saem da máquina prontos para o uso.

Postado por Douglas Silveira às 12:23 1 comentários

Vantagens e desvantagens do processo de Injeção

Vantagens

* Peças podem ser produzidas com altas taxas de produtividade;

* Produção de peças com grandes volumes;

* Custo de mão de obra relativamente baixo;

* Peças requerem pouco ou nenhum acabamento;

* As peças podem ser moldadas com insertos metálicos.

Desvantagens

* Competição acirrada oferece baixa margem de lucro;

* Moldes possuem preço elevado em comparação a outros processos;

* Falta de conhecimento nos fundamentos do processo causa problemas.

Postado por Douglas Silveira às 12:22 1 comentários

Moldes para Injeção

Conforme o site (www.geplastics.com.br), um item fundamental para uma boa moldagem de um determinado plástico é, sem dúvida, o molde, no que diz respeito ao seu projeto e material com o qual foi construido. Molde para injeção é, sem dúvida, uma das partes mais caras no desenvolvimento de uma peça projetada para ser obtida por este processo. Daí, o projeto do molde, bem como o material que será usado em sua construção, merecem ampla discussão.

Um molde é constituído de, no mínimo, duas partes. Uma é instalada na placa estacionária e a outra na placa móvel. Possui colunas e buchas guias, que direcionam a móvel a se juntar à fixa, num ajuste perfeito. O alinhamento das duas metades é fundamental, evitando-se assim qualquer vazamento do plástico quando o mesmo é injetado sob alta pressão na cavidade. Sempre que possível o molde é projetado de modo que as peças injetadas permaneçam na metade móvel do molde, para facilitar sua remoção. Os canais de alimentação são pontos entre o canal de injeção e a cavidade.

No projeto de molde são considerados o tamanho, tipo e posição destes canais. Também se pode fabricar moldes sem canais de distribuição, o que consiste em moldes com câmera ou bico quente, onde não terá o canal de distribuição e sim em cada cavidade um bico injetor. Na confecção de molde com câmera quente é preciso desenvolver o projeto da ferramenta em conjunto com o fornecedor da câmera quente.

Postado por Douglas Silveira às 12:00 0 comentários

Processo de Sopro

Moldagem por sopro é um processo para se produzir artigos ocos ou fechados. Consiste em plastificar o composto plástico com o auxilio de um cilindro de plastificação equipado com resistências elétricas e de uma rosca A unidade de produção para um processo de produção de moldagem por sopro é composta pelos seguintes componentes:

*Máquina de produção para produzir plástico fundido;

*Sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com