TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALMEJANDO O SUCESSO COM A DES(ORGANIZAÇÃO) Quebrando O Protocolo E Mudanças De Paradigmas são Necessários Para Empresas Se Adaptarem Aos Novos Moldes De Gerenciamento De Sucesso.

Casos: ALMEJANDO O SUCESSO COM A DES(ORGANIZAÇÃO) Quebrando O Protocolo E Mudanças De Paradigmas são Necessários Para Empresas Se Adaptarem Aos Novos Moldes De Gerenciamento De Sucesso.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho de pesquisa é compreender como estão sendo criados os novos moldes de administração (planejamento, organização, direção e controle) através do dia-a-dia de empresas como Escola de Sambas que conseguem chegar a um resultado de final de excelência, aplicando de maneira desordenada e sem hierarquia, quebrando paradigmas e protocolos para com rapidez e eficiência chegarem a fórmula do sucesso.

Portanto, procurando entender, também, quais suas percepções sobre a prática desenvolvida pela Escola de Samba Carioca Imperatriz Leopoldinense do município do Rio de Janeiro através do texto "A VITÓRIA DAS (DES)ORGANIZAÇÕES". Os objetivos específicos são: caracterizar a prática desenvolvida pela Escola de Samba para avaliar como é realizada toda a sua administração, gerenciamento e planejamento estratégico; analisar as concepções dos profissionais sem ter uma hierarquia definida; entender as concepções dos profissionais que trabalham em conjunto. O estudo e as respostas dadas pautou-se nas ideias e conceitos de fundamentos da Administração e Marketing, comportamento do Consumidor e Direitos do Consumidor

A metodologia constou da interpretação do texto "A VITÓRIA DAS (DES)ORGANIZAÇÕES". por Alessandra Fontana e Sylvia Constant Vergara. De acordo com as perguntas realizadas neste trabalho; Tendo em vista a respostas com influência e referencia a todos os conceitos e definições estudadas nesse semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

01. Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a. Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Planejamento consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos em toda atividade de qualquer organização, por meio de estratégias bem definidas e de ações orientadas e planos traçados para o desenvolvimento de metas a serem alcançadas.

Organização, fundamenta-se especificamente no ato de distribuição de tarefas e dos recursos entre os colaboradores da organização, definindo assim a hierarquia de cargos, quanto a questão do trabalho, autoridade e recursos de cada membro da organização.

Direção, refere-se ao ato de liderar, motivar e coordenar os colaboradores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades. É também dizer ainda que é quem seleciona e filtra os canais de comunicação, para que haja uma harmonia e boa comunicação entre todos os membros da organização.

Controle é considerado uma função administrativa que assegura que os objetivos traçados estão sendo alcançados na organização. E acima de tudo é quem monitora e avalia o desempenho de cada tarefa, e até mesmo corrige imediatamente e põe em ordem qualquer desvio nos objetivos planejados. É o responsável por sempre manter a organização no rumo certo.

b. Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

De acordo com o texto refere-se a:

Planejamento: “Já as questões estratégicas são parte da responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra, mas não deixa de lado a administração da operação”.

Organização: “Na Imperatriz Leopoldinense, o barracão é uma oficina desorganizada e barulhenta. É ali que se percebe que o Carnaval não é só feito só das visões lúdicas de seus patronos e carnavalescos. Nos meses que antecedem a festança, os diversos setores que compõem o barracão funcionam em ritmo ininterrupto e de forma independente. Á Medida que fevereiro se aproxima, o relógio do carnaval provoca associações. Quem estava construindo carros alegóricos, por exemplo, pode ajudar na confecção dos adereços e vice-versa”.

Direção: “Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de inicio, uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa a atuar como um facilitador. [...] Há ainda outros aspectos que costumam ser usados para conseguir motivação em empresas tradicionais e que podem ser observadas na Imperatriz.”.

Controle: “Pelo contrário, Rosa esta sempre circulando. Assim, pode verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações com os chefes de setores e explicar detalhes dos esboços. A comunicação é pontual e especifica sempre relacionada á ação. [...] O estilo de atuação da carnavalesca contribui, e muito, para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final. O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios. Mas parece haver, sim, uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo.”

02. No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17, etc. encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm.

Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos

que caracterizam uma relação de consumo.

Sim, podemos afirmar pois segundo o Art. 6, inciso I e o Art. 17 do Código do Consumidor, podemos entender que mesmo que a pessoa jamais tenha comprado um produto ou contratado um serviço, poderá ser também considerada como consumidor, desde que tenham sido vitimas do produto ou dos seus serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com