TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTETICA IMAGEM PESSOAL

Dissertações: ESTETICA IMAGEM PESSOAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  2.537 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 6

1 INTRODUÇÃO

A biossegurança é um processo funcional e operacional de fundamental importância em serviços de saúde, não só por abordar medidas de Controle de Infecções para proteção da equipe de assistência e usuários em saúde, mas por ter um papel fundamental na promoção da consciência sanitária, na comunidade onde atua, da importância da preservação do meio ambiente na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes e da redução geral de riscos à saúde e acidentes ocupacionais.

A doença infecciosa é uma manifestação clínica de um desequilíbrio no sistema parasito-hospedeiro ambiente, causado pelo aumento da patogenicidade do parasita em relação aos mecanismos de defesa anti-infecciosa do hospedeiro, ou seja, quebra-se a relação harmoniosa entre as defesas do nosso corpo e o número e virulência dos germes, propiciando a invasão deles nos órgãos do corpo. Alguns microrganismos possuem virulência elevada podendo causar infecção no primeiro contato, independente das nossas defesas. Outros, usualmente encontrados na nossa microbiota normal, não são tão virulentos, mas podem infectar o nosso organismo se diminuímos a nossa capacidade de defesa.

Outro aspecto importante é o bem estar proporcionado por um ambiente limpo e organizado, mesmo sendo em instalações físicas simples. Antes de iniciar o processo de limpeza e desinfecção do ambiente, este deve ser organizado de modo que todos os objetos e materiais estejam guardados, liberando as superfícies para facilitar a limpeza, além de contribuir para as condições de trabalho da equipe. Lembramos ainda que as instituições de saúde tem o dever de dar o exemplo dos princípios básicos da promoção da saúde

2 DESENVOLVIMENTO

Na visita ao salão de beleza tive a oportunidade de observa algumas praticas de biossegurança que são bem simples, mas necessário com a utilização de mascara luvas e goro evitam a contaminação principalmente hepatite b e c HIV, micoses e verrugas. O material de manicure e pedicure são todos individuais, algumas clientes levam seu próprio material os que são utilizados para uso do salão são lavados enxugados e depois levado para estufa. A facilidade foi por causa do acesso que foi fácil e a dificuldade ao acesso do salão porque a estrutura física era bem pequena com relação a quantidade de clientes.

ROTEIRO

SIM NÃO

As condições de higiene, iluminação são adequadas; ( ) ( )

Os funcionários utilizam EPI (equipamento de proteção individual); ( ) ( )

Existe e realizam treinamento específico funcionários frequentemente; ( ) ( )

Registros e informações completas sobre os procedimentos realizados, condições de segurança e avaliações de qualidade de fácil acessibilidade; ( ) ( )

Dispõe de equipamentos mínimos necessários para o funcionamento; ( ) ( )

Existe manual de boas praticas de biossegurança; ( ) ( )

Área física adequada à demanda; ( ) ( )

Consultório com mobiliário + pia + toalha de papel + sabão líquido; ( ) ( )

Controle de qualidade dos procedimentos de esterilização; ( ) ( )

Mapa controle de temperatura das autoclaves; ( ) ( )

3 CONCLUSÃO

Conclui que medida simples pode evitar alguns tipos de doenças transmissíveis nos salões de beleza, esses profissionais tem que se atualizar frequentemente com relação a biossegurança as vezes muitos profissionais se acidentam mais por falta de atenção e informação a respeito de técnicas utilizadas para evitar acidentes nesses estabelecimento de saúde.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »