TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moodle

Trabalho Escolar: Moodle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

3. Procedimentos Metodológicos

Para a aplicação das técnicas de análise contextual: grupo focal e observação do usuário necessitou-se formar um grupo de participantes, composto por quatorze idosos. Destes, 06 são do sexo masculino e 08 do sexo feminino; 12 aposentados e 2 não recebem proventos da previdência; estes com idade média de 66 anos. Todos os participantes possuíam computadores pessoais e acesso a internet por banda larga em suas residências, mas não dominavam esta tecnologia. O AVA utilizado neste experimento foi o Moodle, um sistema complexo, com possibilidade de navegação do usuário por diversas interfaces. Para que a utilização das ferramentas do Moodle se tornasse algo interessante, elas foram introduzidas como forma de promover novos conhecimentos tecnológicos aos idosos.

A aplicação das técnicas de análise contextual foi realizada no período de abril a novembro de 2008, duravam cerca de 4 horas semanais, orientadas por tópicos referentes aos objetivos traçados para investigação. Os idosos foram esclarecidos que todas as opiniões interessavam e, portanto, não existiam boas ou más opiniões. Para registrar as discussões, o pesquisador utilizou um gravador e uma agenda para anotações. No decorrer das reuniões do grupo focal, o pesquisador apresentava o objetivo da reunião, mantinha o direcionamento das discussões no tópico proposto no início da reunião, evitava a dispersão do grupo, promovendo a participação de todos, eram solicitados exemplos e explicações necessários à compreensão da realidade vivida pelos idosos no Moodle.

Eles estavam sendo analisadas e monitoradas com o objetivo de identificar o comportamento em seu ambiente, os padrões de navegação, as dificuldades de cada indivíduo na interação com a interface, quais eram suas limitações e o que os impediam na execução de determinadas tarefas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com