TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moodle

Dissertações: Moodle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

MOODLE

É o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse software ou plataforma, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

Criado por Martin Dougiamas, Moodle foi uma experiência iniciada em 1999 sob a forma de comunidade virtual (Moodle.org) que envolve administradores de sistema, professores, pesquisadores, designers instrucionais, desenvolvedores e programadores. A filosofia do projeto se apóia no modelo pedagógico do Construtivismo Social e na militância por programas gratuitos de código aberto. Um detalhe notável é que tudo isto se insere na preparação da tese de doutorado de Martin Dougiamas no "Science and Mathematics Education Centre" da própria universidade onde trabalhava como webmaster, intitulada "The use of Open Source software to support a social constructionist epistemology of teaching and learning within Internet-based communities of reflective inquiry".

Durante todos estes anos de desenvolvimento a comunidade tem crescido muito e principalmente no Brasil

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registrados, em 175 país

Principais características

Os materiais dinâmicos (atividades) disponibilizados pelo professor/formador constituem a grande mais-valia do Moodle, uma vez que permitem a interação entre o professor/formador e os alunos.

Fóruns - locais de debate, partilha de ideias e esclarecimento de dúvidas;

Gestão de conteúdos (Recursos)

Questionários e pesquisas com diversos formatos

Blogs

Wikis

Geração e gestão de Base de Dados

Sondagens

Chats - salas de conversação entre os utilizadores; podem ser utilizadas para conversação em tempo real.

Glossários

Peer assessment

Pesquisa de avaliação: ATTLS

COLLES

Incidentes criticos

Suporte multi-idioma (mais de 75 idiomas são suportados pelo interface actual).

Utilização

Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com