TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Eletromagnético de Giro Perpétuo

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.658 Palavras (23 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

 

PROJETO INTERDISCIPLINAR: MOTOR ELETROMAGNÉTICO DE GIRO PERPÉTUO

Relatório técnico apresentado no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, referente ao projeto interdisciplinar 1/2015, realizado no dia 13/06/2015 por alunos da turma de Engenharia Elétrica.

FÁBIO SANTOS M. PINTO

GERALDO DE MATOS ROCHA

IGOR MADEIRA LOUREIRO

KAROL CHAVES DE AZEVEDO

MARIANA NOGUEIRA C. E SILVA

PAULO RICARDO

Coronel Fabriciano – MG

2015



SUMÁRIO

OBJETIVO        

1 INTROUÇÃO        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 Eletromagnetismo        

2.2 Máquinas Elétricas        

2.3 Materiais        

2.4 Montagem        

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

5 REFERÊNCIAS        

6 ANEXO        

OBJETIVO

O objetivo do projeto consiste em comprovar a veracidade de experiências de um motor eletromagnético de giro perpétuo, vistas através de vários vídeos e artigos encontrados na internet.

1 INTRODUÇÃO

O surgimento de diversos vídeos pela rede mundial de computadores mostrando motores que supostamente teriam um giro infinito, impulsionados por campos magnéticos de imãs de neodímio, despertaram em um grupo de alunos que cursam o quinto Período do Curso de Engenharia Elétrica, do Centro Universitário Leste de Minas a curiosidade e indagação da veracidade dos vídeos.

Como não há literatura especifica sobre o assunto, o grupo optou pela reprodução de um do experimento visto no site YouTube, como Projeto Interdisciplinar. A escolha foi feita a partir da análise da complexidade de montagem e narrativa explicativa do vídeo mais coerente com as matérias já estudadas: o motor de giro perpétuo autoexcitado, de estator móvel, feito de material polimérico.

O projeto consiste na montagem de um motor eletromagnético de giro perpetuo, onde o motor foi construído a partir dos conceitos básicos de repulsão e atração dos ímãs. O objetivo da montagem é gerar energia através dos giros dos discos munidos de imas de neodímio; e essa energia deve alimentar um circuito eletrônico.

Para o embasamento teórico do projeto fez-se necessária a divisão em quatro partes do estudo: Eletromagnetismo; maquinas elétricas; materiais e circuitos eletroeletrônicos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Eletromagnetismo

Campos magnéticos envolvem correntes elétricas e imas naturais. Estes são perceptíveis pela força que exercem sobre materiais magnéticos ou cargas elétricas em movimento. Os campos magnéticos possuem tanto direção quanto magnitude (força). Desse modo são campos vetoriais.

À luz da relatividade especial os campos elétrico e magnético são dois parâmetros que exercem confluência entre si, chamado de campo eletromagnético. Um campo elétrico em si é um sistema de referência no qual se dá pela combinação de um campo elétrico e um campo magnético que se movimenta tendo como referencial o primeiro.

        No interior de um campo magnético, um dipolo magnético pode experimentar uma rotação, além disso, uma carga em movimento pode experimentar uma força. Logo, a intensidade e a direção do campo podem ser dadas em termos de densidade de fluxo magnético ou em termos de intensidade de campo magnético. A densidade de fluxo magnético é uma grandeza vetorial, e consiste no fluxo magnético por unidade de área de um campo magnético perpendicular à força magnética. Já intensidade do campo magnético é também uma grandeza vetorial e encontra-se relacionada com a permeabilidade do meio. A sua unidade no SI é o ampere por metro. A intensidade de campo em uma solenoide de comprimento finito d e de N voltas enroladas muito próximas de um filamento no qual circula uma corrente é dada por:

[pic 2]

O fluxo magnético, representado pela letra grega Φ ou ΦB, é análogo ao fluxo elétrico. A unidade no SI é o weber, unidade equivalente ao tesla-metro quadrado (Tm²), dado que o campo magnético mede-se em tesla (T) e a área em metro quadrado (m²).

Por definição, o fluxo do campo magnético através de uma superfície orientada [pic 3] é calculado como a integral do produto escalar do vetor campo magnético [pic 4] pelo elemento diferencial de área [pic 5] ao longo de toda a superfície S em consideração.

[pic 6]

 

  1. COMO A RELATIVIDADE CONECTA OS CAMPOS ELÉTRICO E MAGNÉTICO

Ainda que os campos elétrico e magnético estivessem relacionados antes do advento da Teoria da Relatividade esta relação era um dado experimental. Após a relatividade esta interligação tornou-se uma conclusão teórica. Assim, devido a existência dos campos elétrico e magnético e a teoria da relatividade propõem deve necessariamente haja um campo chamado eletromagnético.

Imagine um trem carregado com cargas negativas. A ele é presa uma carga positiva, conforme indica a figura. Em repouso, tanto um passageiro do trem como um observador no solo concordarão acerca da força que atrai a carga positiva e as cargas negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)   pdf (390.2 Kb)   docx (183.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com