TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Otto(básico)

Dissertações: Motor Otto(básico). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Motor

É um conjunto de peças mecânica e eletro-eletrônicas auxiliadoras que transforma energia calorífica em energia motriz para que através da mistura combustível+comburente+calor(chamado de triângulo do fogo) produza energia de movimento, os motores são usados em mais diversos transportes, mas também é utilizado em outros tipos de equipamentos como por exemplo geradores.

Tipos mais comum de motores

Dos motores mais comuns, ainda mais se falando dentro do Brasil é o motor de ciclo otto e ciclo diesel, esses modelos são referentes a tipos de trabalhos específicos, pelo conhecimento de uma mecânica mais robusta e de maior força para trabalhos pesados e condições extremas costuma-se usar o diesel, em outras condições, o mais utilizado comercialmente para trabalhos urbanos e para uso particular em carros de passeio leves encontra-se o motor de ciclo otto, existem vários tipos de combustíveis para o mesmo, mas os de maior uso é a gasolina e no Brasil também o Etanol(álcool).

A estrutura dos motores

A estrutura dos motores são as mais variadas, mas o mais comum é o motor de em linha. Outro modelo utilizado é os motores em v, seus projetos vem em carros mais pesados ou esportivos, e muito raro atualmente os motores Boxer(em "H"), VR(Patenteado pela Volkswagem), em W(um super dimensionamento do motor em V), Wankel(utilizado apenas pela Mazda em modelos bem específicos).

Localização e posição dos motores

Os motores tem muitos estudos para saber aonde serão localizados para garantir uma perfeita dinâmica do carro, visando custos, peso e desempenho do automóvel, o motor geralmente é encontrado no cofre do do carro esse que é criado apenas para comportar o motor e seus agregados. A posição que está tomando um rumo nos carros de passeio é a transversal, essa que da um melhor aproveitamento de espaço e assim dimensionando um melhor espaço no habitáculo, outros modelos de posicionamentos do motores são as centrais e longitudinais, o motor ele pode ser encontrado tanto na frente quanto atrás de uma carro ou até no centro do carro e em certos veículos até dentro do habitáculo( exemplo é o caso do Clio V6 e o Golf W12).

Bloco do motor

O bloco do motor é um componente de metal perfurado para comportar os componentes necessário para fazer a combustão interna, os materiais mais comuns em sua fabricação é o ferro fundido ou o alumínio.

Cilindros do motor

Cilindro é um perfuração cônica dentro do bloco do motor, nele se aloja os pistões que é a peça responsável pela compressão dentro da câmara de compressão, as sua área de contato de compressão tem diversos feitios, mas a sua composição sempre é cilíndrica e sua parte inferior contém saias para função do peso e no seu corpo encontra-se os anéis de segmentos esses que tem funções específicas.

Biela do motor

Peça responsável por impulsionar o virabrequim a partir da força gerada nos pistões, em suas extremidades ele é ligado ao pistão e a outra ao virabrequim.

Virabrequim(árvore de manivelas)

Peça responsável por tornar a força de calor em força motriz, toda força gerada no motor é deliberada nesse componente e distribuída no volante do motor.

Volante do motor

Componente utilizado para guardar a força gerada no motor, através da rotação ele guarda o energia gerada pelo motor e utiliza seu peso para ajudar o motor a continuar girando, outra função do voltante do motor é o ligamento do motor através do motor de arranque.

Motor de arranque

Peça única e exclusivamente para ligar o motor, após o motor ligado ela sai de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com