TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação E Armazenagem

Dissertações: Movimentação E Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  8.728 Palavras (35 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 35

Movimentação e Armazenagem

________________________________________

- Promover requisitos da habilitação técnica para as decisões sobre movimentação e armazenagem de produtos para reduzir custos de transportes produção, coordenar oferta e demanda, auxiliar o processo de produção e operações e colaborar no processo de comercialização.

- Demonstrar os efeitos benéficos do planejamento do sistema de armazenagem, que implica direcionar recursos que serão muitas vezes imobilizadas em galpões e instalações dependendo das características físicas dos produtos e materiais que serão utilizadas na manufatura e depois os itens prontos que serão comercializados.

Programa

- Dimensionamento e configuração da instalação.

- Capacidade de depósito.

- Layout do espaço.

- Projeto de docas.

- Localização e endereçamento dos estoques.

- Sistema de manuseio de materiais e separação de pedidos.

- Escolha, manutenção e substituição de equipamentos de movimentação.

- Custos de depósito e dos equipamentos.

- Softwares de controle de armazéns.

- Embalagens e proteção do produto na movimentação e armazenagem

UMA VISÃO INTERNA DA MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS

25/06/2008

A movimentação e armazenagem de materiais (MAM) possui sua concepção histórica desde os primórdios, pois a necessidade de armazenar alimentos sazonais para o restante do ano era necessária. Dentro deste parâmetro a movimentação dos materiais realizava-se de maneira simples, onde cada indivíduo possuía uma função específica, determinada pelo responsável da organização.

Nos dias atuais os processos inerentes ao MAM, são indispensáveis para a obtenção do sucesso das empresas, tendo como caráter primordial a minimização dos custos destes processos logísticos, que em suma possuem resoluções simples, quando aplicados de maneira efetiva. Alguns gestores tendem a abranger a logística como a simples avaliação dos modais de transportes e da infra-estrutura do país, entretanto desprezam a importância dos fatores internos, como a movimentação e armazenagem de materias.

Com o advento da globalização e da tecnologia cada vez mais visível, houve a necessidade da adoção de ferramentas e o desenvolvimento de mecanismos para a concretização do MAM, pois é de salutar importância mencionar que estas atividades vem se modernizando de maneira ágil, porém sua eficácia é contestada por alguns gestores. Os exemplos mais simples a serem citados no desenvolvimento destas atividades são as esteiras eletrônicas, elevadores nos centros de distribuições (CD), ou veículos automatizados, que na realidade substituíram os esforços humanos.

Em nome desta tal “modernidade” o planejamento estratégico teve seu enfoque desvirtuado nas movimentações de materias, sendo que a melhor solução logística é a não utilização deste processo, reduzindo os custos finais drasticamente, ou seja, as organizações terão uma maior lucratividade quando diminuírem significativamente o processo de estocagem e movimentação.

A armazenagem é necessária em proporções de segurança, evitando os possíveis gargalos produtivos no desenvolvimento dos processos posteriores, aqui entra o tão conhecido just in time (JIT) que prima pelo desenvolvimento dos produtos, minimizando custos e tempo no processo fabril.

Para finalizar é necessário constatar que o MAM não deve ser extinto, apenas viabilizado em sua extrema necessidade, pois sua utilização já implementa custos as organizações, e na prática quem paga mais por isso, são os clientes, que deveriam ser a razão do existir das empresas, seria importante que os gestores quando efetivarem o MAM, tivessem a simplicidade dos processos realizados na época dos primórdios, aliando-se a tecnologia que hoje é colocada a disposição das organizações.

http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=artigos&n=zTzU&t=uma-viso-interna-movimentao-armazenagem-materiais

Noções Básicas de Almoxarifado

• Histórico dos Almoxarifados Primitivos

O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando mão-de-obra desqualificada.

Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas operações de controle e rapidez na obtenção das informações.

O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa " depositar".

• Conceituação

Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política geral de estoques da empresa.

O almoxarifado deverá:

1. assegurar que o material adequado esteja, na quantidade devida, no local certo, quando necessário;

2. impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza;

3. preservar a qualidade e as quantidades exatas;

4. possuir instalações adequadas e recursos de movimentação e distribuição suficientes a um atendimento rápido e eficiente;

Depositar materiais em um almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em um banco

Portanto pode-se comparar o esquema de funcionamento do almoxarifado ao de um banco, conforme esquema abaixo :

BANCO

ALMOXARIFADO

Entrada para estoque

Ficha de depósito bancário

Nota fiscal de compra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com