TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Retilíneo Uniforme

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Movimento Retilíneo Uniforme

Anderson Nogueira de Sousa Matricula: C62IFC7

Guilherme Rodrigues Silva

Matricula: C754080

Movimento Retilíneo Uniforme, Prof. Edgar Amaya

09 de setembro de 2002

Neste experimento foi medido e observado o comportamento, deslocamento e a velocidade do objeto em função do tempo no Movimento Retilíneo Uniforme, e tudo isso será mostrado através da construção e das interpretações dos cálculos e gráficos produzido do resultado do experimento.

Introdução

O estudo do movimento retilíneo uniforme consiste na trajetória de um móvel com velocidade constante e trajetória retilínea. Sua equação é X= Xo + VT, onde x é a posição final, Xo é a posição inicial, V a velocidade e T é o instante.

No Experimento foi utilizado um móvel sobre uma pista milimétrica com uma régua, com marcação de 10, 15, 20, 25 cm. Ao passar por cada ponto o cronometro aferia o tempo em função do deslocamento.

Procedimento / Resultados

        A pista milimétrica apresenta em uma das pontas um eletroímã que mantém o móvel em repouso, já na outra extremidade existe um pequeno peso preso ao móvel, que tem como finalidade retirar o mesmo da inercia quando o eletroímã for desligado.

[pic 1]

Figura 1. Imagem do objeto utilizado para fazer o experimento

        Ao soltar o móvel e desligado o eletroímã e o cronometro regista o tempo para cada espaço definido (10, 15, 20, 25). Com o início do experimento obtivemos os tempos para cada instante resultando assim no tempo médio.

[pic 2]

Figura 2. Quadro com os resultados obtidos no experimento.

Análise dos Resultados

         Com os dados da tabela podemos empresar através do gráfico a posição do objeto em função do tempo (X x T). O gráfico foi feito manualmente em três tipos de papeis o milímetro, monolog e di-log, e o mesmo vem em forma de anexo a este trabalho.

        Através da análise do gráfico anexado foi possível encontrar a velocidade média do objeto de um ponto marcado a outro (0,1) (1,2) (2,3) (3,4). Observe os cálculos em seguida:

[pic 3]  [pic 4]

[pic 5] [pic 6]

        Ainda em análise do gráfico que está em anexo, foi criada uma tabela que costa o deslocamento, o tempo e a velocidade média.

[pic 7]

Figura 3. Tabela com os três principais valores (deslocamento, tempo e velocidade média)

        Com esses dados da tabela apresentada logo acima foi criado um gráfico da velocidade em função do tempo onde podemos observar graficamente estes resultados.

[pic 8]

Figura 4, gráfico representados os valores da tabela acima onde Velocidade está em função do Tempo.

        No gráfico acima formaram quatro áreas, um triângulos e três trapézios, cujo se é possível calcular a ares para descobrir ou melhor conferir o valor do deslocamento.

[pic 9] [pic 10]

[pic 11] [pic 12]

        Então com esses valores encontrados e possível fazer uma comparação entre os valores das áreas encontradas e o do deslocamento do carrinho.

S

Experimento

Área

0,1

10 cm

4,999

1,2

5 cm

4,783

2,3

5 cm

3.789

3,4

5 cm

5,302

Figura 5. Tabela de comparação dos valores encontrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com