TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Retilíneo Uniforme

Por:   •  3/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

4   CONCLUSÃO

Neste experimento observamos o movimento descrito por um móvel em trajetória retilínea através de medidas de tempo ou sob a ação de uma força resultante constante, feitos com materiais anteriormente citados. Em suma, foi possível perceber que através deste experimento, o MRU- Movimento Retilíneo Uniforme possui uma velocidade constante, desta forma a velocidade não varia no descolamento do corpo. Quando um corpo mantém velocidade constante, ele executa um movimento uniforme, ou seja, o corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais. Os diferentes resultados nas medições foram obtidos por influências externas que modificam a velocidade padrão do experimento, ocorrendo pequenas variações nas medições.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Após adquirirmos as medidas da experiência, e repetirmos por quatro vezes o experimento, calculamos a média de todos os resultados obtidos e descobrir qual o Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)

As medições (tabela 1) indicam os valores do tempo e suas respectivas posições, comprovando o MRU.  

Tabela1. Posição X Tempo.

 (colocar tabela1)

Apesar de comprovar o MRU, podemos perceber a variação na média do tempo, no desvio padrão e na incerteza (Tabela 2), devido às interferências que podem ter sido causadas pelo meio externo, no trilho de ar, ou no cronômetro. Além destas, temos a incertezas dos equipamentos usados durante o experimento, como o da trena (±0,005) e do cronômetro (±0,0001).

Tabela 2. Valor da média, desvio padrão e  incerteza.

(Colocar tabela 2)

Através do experimento, calculamos a velocidade do carrinho, sabendo que a   mesma é constante,  a velocidade  média   (vm)  será igual  a velocidade(v) durante o percurso. Sendo assim usamos distância pelo tempo (Vm=  ) para achar os devidos valores, vistos na tabela 3. [pic 1]

Tabela 3. Velocidade por posição.

(Colocar tabela 3)

Ao analisar os valores obtidos pela velocidade, en

Com os resultados obtidos através das medições realizadas com o trilho de ar,   percebemos   que   a   proporcionalidade   nos   valores   obtidos   demonstra   uma   velocidade constante em toda sua extensão No movimento retilíneo uniforme a velocidade é constante, ou ja, não se altera no decorrer do tempo e o objeto percorre espaços iguais em intervalos de tempos iguais.   Como   a   velocidade  é   constante,  a velocidade  média   (vm)  coincide   com   a velocidade(v) durante o percurso. Como podemos ver na tabela 3 e 4. (coloca a imagem).

CALCADA, CAIO SERGIO - Autor, Física clássica.

Gualter & Newton & Helou, Tópicos de Física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com