TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS DA AGULHA

Monografias: MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS DA AGULHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  2.904 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS DA AGULHA

PREPARO DA TABELA E CURVA DE DESVIOS

A operação de determinação dos Desvios é denominada de “Regulamento da Agulha”. Quando se conhecem perfeitamente os Desvios de uma Agulha diz-se que ela está regulada. Os métodos mais freqüentemente utilizada para determinação dos Desvios e preparo da Tabela e Curva de Desvios são:

• Comparação com a Agulha Giroscópica

• Alinhamentos

• Marcação de um ponto distante

• Azimutes de astros

Qualquer que seja o método utilizado, ao proceder à determinação dos Desvios o navio deve estar compassado e nas condições nomais de navegação. As observações efetuam-se em proas eqüidistantes (15º, 30º ou 45º), geralmente no decorrer de giros completos do navio. Os Desvios devem ser determinados com a precisão de 0,5º. Nas Tabelas de Desvios, porém, serão registrados apenas com a precisão de grau inteiro. Os seguintes cuidados devem ser observados na operação de determinação dos Desvios da Agulha:

• Verificar se os ferros de bordo estão em suas posições usuais e se os circuitos elétricos da aparelhagem do Passadiço encontram-se em suas condições normais de operação.

• Se o navio possuir Degaussing (circuito de desmagnetização) deverão ser feitas duas determinações de Desvios e preparadas duas Tabelas e Curvas de Desvios, uma com o

• Degaussing ligado e outra com o Degaussing desligado.

• O navio deverá permanecer 3 a 4 minutos em cada proa escolhida, antes da determinação dos Desvios (a fim de que o magnetismo induzido produza seus efeitos).

• Durante a operação de determinação dos Desvios, as guinadas devem ser feitas vagarosamente (com pouco ângulo de leme).

• Após a determinação, devem ser construídas a Tabelas e a Curva de Desvios, das quais uma cópia deve ser fixada junto à Agulha, para consulta imediata quando da adoção de rumos e tomada de marcações.

DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS POR COMPARAÇÃO COM A AGULHA GIROSCÓPICA

É o procedimento corrente utilizado nos navios para determinação dos Desvios, especialmente das Agulhas de Governo, cuja situação a bordo geralmente não permite a obtenção de marcações ou a observação de alinhamento.

É indispensável verificar, antes do início das comparações, se a Agulha Giroscópica apresenta Desvio (Desvio da Giro - Dgi), conforme será adiante explicado. Se houver Dgi, este deverá ser considerado. Além disso, depois de terminar as comparação deve ser novamente verificado o Desvio da Giro.

Durante a determinação dos Desvios, em cada um dos Rumos da Giro correspondentes aos Rumos Magnéticos eqüidistantes escolhidos, anota-se o Rumo da Agulha e obtém-se o Desvio.

Exemplo:

a Preparar uma Tabela da Rumos da Giro (Rgi) para determinação dos Desvios da Agulha, em Rumos Magnéticos (Rmg) eqüidistantes de 45º, sabendo-se que o valor da Declinação Magnética é Dec mg = 20ºW e que a Agulha Giroscópica não apresenta Desvio (Dgi = 0º).

SOLUÇÃO:

b. Durante a determinação dos Desvios da Agulha Magnética por comparação com a Agulha Giroscópica foram anotadas as seguintes proas:

Calcular os Desvios da Agulha (Dag) para os Rumos Magnéticos escolhidos.

SOLUÇÃO:

AGULHA GIROSCÓPICA AGULHA MAGNÉTICA

DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS POR ALINHAMENTOS

Nas Agulhas Magnéticas em que é possível tomar marcações (através do uso de um círculo azimutal ou alidade), basta apenas dispor de um alinhamento, que deve ser bem visível e definido e estar representado na Carta Náutica.

Obtém-se da carta o valor da Marcação Verdadeira (Mv) do alinhamento e, considerando

Declinação Magnética para o local e ano, transforma-se a Mv em Marcação Magnética. Durante a determinação dos Desvios, faz-se o navio cruzar o alinhamento nas diferentes proas da agulha selecionadas (eqüidistantes de 15º, 30º ou 45º) e observam-se as Marcações da Agulha (Mag) no instante em que os objetos que constituem o alinhamento estão extamente enfiados.

Os Desvios da Agulha (Dag) nas várias proas são obtidos pela comparação entre a Marcação Magnética do alinhamento (Mmg) e as Marcações da Agulha (Mag) registradas. Quando não for possível observar marcações com a Agulha Magnética (como ocorre, normalmente, nos veleiros, iates e demais embarcações que utilizam bússolas de antepara, tipo “bolha”, ou de teto), serão necessários vários alinhamentos para determinação dos Desvios. Nestas condições, o ideal é dispor de alinhamento cujos valores sejam próximos de:

• NORTE - SUL MAGNÉTICO

• LESTE - OESTE MAGNÉTICO

• RUMO QUADRANTAL (NE-SW MAGNÉTICO; NW-SE MAGNÉTICO).

Para determinar os Desvios da Agulha e organizar a Tabela e Curva de Desvios, o navio (ou embarcação) deve governar rigorosamente nos alinhamentos e, então, comparar a leitura do Rumo da Agulha com a Direção Magnética do alinhamento (obtida utilizando as informações da Carta Náutica da região). As diferenças constituem os Desvios. Seus valores para os diversos rumos permitem preparar a Tabela e trçar a Curva de Desvios da Agulha.

DETERMINAÇÃO DOS DESVIOS POR MARCAÇÕES DE UM PONTO DISTANTE

Este método pode ser utilizado quando é possível observar marcações com a Agulha Magnética da qual se quer obter os Desvios (através do uso de um círculo azimutal ou alidade). O ideal é que o navio esteja amarrado à bóia ou fundeado e se conheça exatamente a sua posição (obtida por outros meios, por exemplo, por segmentos capazes ou pelo radar). O objeto escolhido deve:

• Ser bem visível e definido;

• Estar representado na Carta;

• Estar suficientemente afastado para que sua marcação possa ser considerada constante durante a operação de determinação dos Desvios (a distância mínima navio-objeto deve ser de 6 milhas, o que permitirá que o navio faça um giro de cerca de 100 metros de raio com a marcação do objeto variando menos de 0,5º).

A Marcação Magnética (Mmg) do objeto escolhido é obtida da seguinte maneira: a partir da posição conhecida do navio, determina-se, na Carta, a Marcação Verdadeira para o objeto, que se converte em Marcação Magnética, utilizando o valor da Declinação Magnética apresentado na Carta.

Durante a determinação dos Desvios, o navio gira em torno da bóia ou sobre o ferro e marca o objeto escolhido em cada uma das proas da agulha selecionada (eqüidistantes de 15º, 30º ou 45º). Os Desvios são obtidos por comparação das Marcações da Agulha (Mag) com a Marcação Magnética (Mmg) do objeto.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »