TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquina de indução com rotor bobinado

Por:   •  30/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Máquina de indução com rotor bobinado

 Foi montado no MATLAB  um motor de indução trifásico, com rotor bobinado, no qual inserimos resistências externas para demontrar as diferenças na corrente do estator (I), na velocidade(n) e no escorregamento do rotor (S).

Para essa análise, foram inseridas chaves que alternam em 1 segundo. No primeiro instante as chaves ligadas para os resistores estão fechadas e as chaves que estão ligadas em curto-circuito estão abertas e após 1 segundo, elas invertem.

Na fonte, calculamos a tensão eficaz que deveria ser mandada para o motor de acordo com a tensão nominal do motor, que é de 460V. Para esses cálculos utilizamos as seguintes equações:

                       (1)[pic 1]

            (2)[pic 2]

As resistências externas foram adicionadas com valor igual ao valor das resistências internas do motor, para que o valor das resistências do motor dobrassem.

Além disso foi encontrado o valor da síncrona () do motor através da equação:[pic 3]

                  (3)[pic 4]

Aonde f é a frequencia de 60 Hz e p é o numero de polos.

[pic 5]

Primeiramente demonstramos o valor da corrente  do estator e o torque (figura a baixo) que não se alteraram com a adição das resistências externas. Houve apenas um pico em ambas as medições no momento da troca das chaves. Como a resistência e a tensão dobraram, a corrente permanecerá a mesma pois a corrente é a razão entre a tensão e a resistência.  Através desta constatação podemos notar que o fator de potência também permanecerá constante.

[pic 6]

Na proxima figura mostramos a variação do escorregamento, e nota-se que o mesmo diminui quando a resistência é retirada. Como   é uma constante, o valor do escorregamento (S) diminuiu proporcionalmente à diminuição no valor da resistência.[pic 7]

[pic 8]

Ao demonstrarmos a velocidade, podemos notar que esta aumenta após 1 segundo, pois como a resistência foi retirada do sistema, o escorregamento diminuiu, como foi analisado acima, assim a velocidade  aumenta de acordo com a equação:

              (4)[pic 9]

Isto ocorre pois a velocidade é inversamente  proporcional ao escorregamento.

[pic 10]

 


UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ[pic 11]

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

JOHN LENNON PAIVA RESENDE

ILDEMISON FERREIRA DANTAS

MARCELO DE PAULA RIBEIRO

TRABALHO DE AVALIAÇÃO

CORNÉLIO PROCÓPIO – 2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (416.1 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com