TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Aumenta Reaproveitamento De Resíduo Industrial

Ensaios: Método Aumenta Reaproveitamento De Resíduo Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

Método aumenta reaproveitamento de resíduo industrial

A) Etapas:

a) Algumas empresas nacionais afirma que fazem o reaproveitamento de resíduos industriais, mas quase sempre isso é feito informalmente, sem uma política definida ou metodologia.

b) Não saber com precisão o volume de resíduos gerados no processo produtivo de uma empresa, o quanto disso pode ser reaproveitado e qual a economia que essa prática proporciona.

c) Utilizou-se um conceito já sedimentado no meio industrial, como forma de facilitar o entendimento e a prática do modelo de reaproveitamento de resíduos: o Kanban.

d) Analisar o processo produtivo de cada uma das empresas e como era feito o reaproveitamento dos resíduos sólidos.

e) Foram cinco anos de pesquisas, que tiveram início em 2005. Doze empresas foram contatadas, mas apenas quatro concordaram em participar do trabalho, fornecendo as informações necessárias e testando a metodologia proposta.

f) A sistematização das informações sobre resíduos da produção em empresas, por intermédio da utilização do conceito Kanban, que estimula o processo de reciclagem. O modelo procura incentivar a reciclagem do resíduo produtivo, por meio da mensagem "start" de um uma nova produção que ele fornece.

g) Na época em que foi feita a pesquisa havia pouca iniciativa em reaproveitamento dos resíduos industriais, pouco se fazia a respeito.

h) Em todas as quatro empresas que participaram do estudo os resultados foram positivos com a aplicação do Eco-Kanban. Em alguns casos, houve significativos ganhos financeiros com a diminuição no custo de matérias-primas, liberação de espaços nas áreas dos almoxarifados e diminuição da quantidade de resíduos dentro da empresa.

i) "A pesquisa mostra que, quando a informação da quantidade e da frequência de geração do resíduo é sistematizada, ou seja, é disponibilizada pela empresa de forma repetitiva e contínua, sendo parte integrante de todo sistema de informação, outras da cadeia produtiva não só reaproveitam este resíduo, como também providenciam adequadamente os recursos necessários para a realização deste fluxo de reaproveitamento."

B) Colocando-se na posição do pesquisador...

a) O objetivo da pesquisa é mostrar para as empresas que utilização do método ajuda na sistematização do reaproveitamento de resíduo industrial, e que além de contribuir para o meio ambiente, traz enormes ganhos para a empresa, tanto econômicos, quanto de imagem, já que ela estará ajudando a preservar o meio ambiente.

b) A justificativa para a realização da pesquisa é mostrar que o resíduo produtivo de uma determinada empresa pode trazer lucros para ela, utilizando o método de reaproveitamento de resíduo industrial.

c) A tendência de conhecimento utilizada na pesquisa é fenomenologia.Método aumenta reaproveitamento de resíduo industrial

A) Etapas:

a) Algumas empresas nacionais afirma que fazem o reaproveitamento de resíduos industriais, mas quase sempre isso é feito informalmente, sem uma política definida ou metodologia.

b) Não saber com precisão o volume de resíduos gerados no processo produtivo de uma empresa, o quanto disso pode ser reaproveitado e qual a economia que essa prática proporciona.

c) Utilizou-se um conceito já sedimentado no meio industrial, como forma de facilitar o entendimento e a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com