TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos básicos de coleta de dados

Tese: Métodos básicos de coleta de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Tese  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

Principais métodos de coleta de dados utilizados pela

O métado significa o caminho ou processo racional para atingir um determinado fim, atingir com métado supõe uma prévia análise dos objetivos que pretende atingir. Trata-se como uma ação planejada.

Metodologia significa estudo dos métados ou da forma, para a construção de uma pesquisa científica; é uma disciplina a serviços da ciência, o conhecimento dos métados pra elaboração do trabalho cientifica.

Metodologia adquire o nível de típica discussão teórica.

Fato é qualquer evento que ocorre na realidade, independente de ser ou não conhecido de ser observado por alguma vez ou não.

Que a estrela no céu é um fato.

Já os fenômenos é um fato que é percebido por um observador. O mesmo fato pode ser observado por deferentes maneiras, por várias pessoas, e cada um vai ter um ponto de vista gerando diferentes fenômenos.

2- Os níveis de conhecimentos são classificados em cinco tipos. Cada um possui sua importância e característica.

Senso-comum: e adquirido dos antepassados. E o resultado das experiências vividas. A construção dos conhecimentos é satisfação das necessidades dos frutos do acaso. Como os conhecimentos das rezadeiras, no sertão do nordeste, os remédios ou os chás caseiros, as técnicas de artesanatos e das artes culinárias.

Conhecimento popular e o Conhecimento Científico.

Não tem muita diferença do senso-comum, a principal diferença é a maneira pela qual se atinge o conhecimento. Uma determinada doença pode ser tratada por um chá feito com uma planta específica. Esse fato pode ser encarado com sendo um conhecimento.

Conhecimento filosófico

Podemos caracterizar uma reflexão que busca compreender o sentido da realidade, do homem, sua relação com a natureza e seus produtos, que são a cultura e a história. É o fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Buscando a dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

Conhecimento Religioso

É aquele apoiado a doutrinas sagradas. É um conhecimento sistemático em que a verdade é tratada de forma indiscutível. A aceitação de conhecimento é um ato de fé.

Conhecimento Artístico

Esse conhecimento se manifesta através de obras de artes é de natureza emocional, causando irritação, alegria, tristeza, etc.

Conhecimento Científico

Pode ser definido como senso racional e sistemático, descobrindo as relações universais entre os fenômenos, permitindo prever acontecimentos e dessa forma agir sobre a natureza.

3) Todas as ciências caracterizam-se pela utilização do métado científico, é teoria da investigação, para alcançar seus objetivos, de forma cientifica, quando se propõe a cumprir as seguintes etapas; descobrir o problema, recolocação do problema, tentar resolver o problema, invenção de novas idéias.

4) O projeto de pesquisa é base da organização do trabalho, elaborando e organizando suas idéias, identificar o que deve ser dito primeiro e o que deve dizer depois. Os elementos de um projeto têm que ter: Tema, Justificativa, Referencial teórico, delimitação do problema, Formulação das hipóteses, Titulo, Objetivos, Metodologia, Cronograma das atividades, Resumos humanos e materiais e Referências.

5) O tema é a alma da monografia e, consequentemente, do projeto de pesquisa.

O tema escolhido foi Estratégia de marketing

6) É o momento de responder a pergunta: Por que fazer essa pesquisa?

O texto deve destacar a relevância pessoal, acadêmica, profissional e social. O Tema foi,Estratégias de marketing turístico, atrair a demanda turística na baixa temporada.

7) É o quadro conceitual que será utilizado pelo pesquisador para fundamentar o trabalho. Os seguintes passos são úteis para elaboração do referencial teórico:

Fazer um levantamento de material impresso, como livros, artigos, revistas, teses, monografias, jornais, documentos, dissertações etc.

Ler detalhadamente o material encontrado, fichar e resumir o material, preocupando-se com as citações e referências.

8) O fichamento é uma forma de organizar, se tornando mais fácil para o grupo na hora de finalizar o trabalho.

9) A ideologia do “verde” e o marketing, Silveira, Paulo Duarte, BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do

Turismo. São Paulo: Ed. Senac, 2003. 9 ed.

Tendo uma percepção de uma nova estratégia sustentável, com objetivo de atrair uma demanda que venha desfrutar nosso município, de uma forma que não degrade os atrativos turísticos, conscientizado a população local e os turistas que queira conhecer nossas belas praias e a cultura local.

10) A problemática do meu trabalho, no meu ponto de vista, é que Ubatuba não tem turista o ano todo,

11) Objetivos gerais e específicos

Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja,a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.

Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.

Como o próprio nome diz, os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as metas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com