TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DE SEGURANÇA, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O LABORATÓRIO

Por:   •  29/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

HIGOR FERRAZ VILELA

NORMAS DE SEGURANÇA, INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E ORIENTAÇÕES SOBRE O LABORATÓRIO

ITAJUBÁ 2018

        1 INTRODUÇÃO

        

        Na aula realizada dia 20/03/2018, os alunos das turmas de Eletrotécnica Geral e Experimental I foram introduzidos às normas de segurança do laboratório, aos instrumentos utilizados durante os experimentos e outras orientações necessárias. Neste relatório, serão nomeados e caracterizados cada um dos elementos citados acima.

        2 NORMAS DE SEGURANÇA

        Por se tratar de um ambiente onde serão realizados experimentos com eletricidade, é necessário tomar cuidados para evitar acidentes dentro do laboratório. Dentre as recomendações, estão: a utilização de sapatos fechados; utilização de calças compridas; manter os cabelos presos; não utilizar brincos, colares, anéis e pulseiras; verificar se as conexões e se o circuito está corretamente montado; não beber, comer ou fumar no laboratório.

        3 INSTRUMENTOS UTILIZADOS

        Os instrumentos utilizados durante os experimentos são os materiais presentes no laboratório necessários para a coleta de dados e para a simulação de circuitos e componentes de circuitos elétricos. Dentre os instrumentos, utilizados, é possível citar a bancada, o multímetro, o regulador de tensão (varivolt), o osciloscópio, capacitores e indutores.

        A bancada inclui uma fonte de tensão com 3 fases, 6 resistores de valor nominal de 48,4 Ω, todos com possibilidade de serem associados em série ou em paralelo de acordo com a necessidade da experiência proposta.

        Os multímetros utilizados, normalmente modelos Minpa ET 2082C, são aparelhos que permitem medições de resistências (ohmímetro), correntes (amperímetro) e voltímetro. Ao utilizar os multímetros para medir resistências, é necessário estar com o sistema desligado, e colocar as extremidades dos cabos conectados ao multímetro aos pontos em que se quer medir a resistência. Para medir tensões, o procedimento é semelhante ao de resistências, porém, é necessário indicar se está medindo CC ou CA. Já para correntes, funcionando como amperímetro, é necessário colocar o multímetro em série com o trecho em que se quer medir a corrente.

        O regulador de tensão – normalmente modelos VARIAC - é utilizado para regular a tensão de saída da bancada, de forma a realizar experimentos com tensão conhecida, a fim de caracterizar os fenômenos do experimento de forma mais precisa o possível.

        Os osciloscópios são utilizados para identificar e caracterizar as ondas senoidais, quadradas e triangulares de tensão, de forma a permitir uma análise da tensão e da correte que percorre o circuito. O osciloscópio permite a visualização da onda que caracteriza a tensão no ponto em que é necessário identificar a onda. Essa visualização se dá em uma tela, e é possível escolher a escala e amplitude da visualização da onda. As ondas no gráfico exibidas pelo osciloscópio podem ser do canal 1 (CH1) ou canal 2 (CH2), visualizados dentro do mesmo gráfico.

        Os capacitores utilizados são componentes que armazenam cargas elétricas num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica, provocando o aparecimento de uma tensão semelhante àquela fornecida antes de sua carga. Também são utilizados como filtros de retificador.

        Os indutores são elementos usados em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica. Os indutores também são usados para formar um transformador. Seu funcionamento se dá pela indução de uma tensão nos terminais do indutor por meio do fluxo de campo magnético gerado pela passagem de corrente pelo indutor.

        4 ORIENTAÇÕES ACERCA DAS MEDIÇÕES

        Ao realizar medidas de grandezas elétricas, é necessário saber qual a aproximação dos valores da grandeza, para poder saber se o experimento está seguindo correto ou se há algum erro. É necessário saber se o instrumento utilizado é adequado à medida proposta e se está devidamente regulado para tal amplitude de medida. Como no caso de medições realizadas com multímetros, em que as medidas devem ser ajustadas para CC ou em CA, para a amplitude da medida (por exemplo mA, µA, V, mV, kV).

 

        5 CONCLUSÃO

        É importante caracterizar os instrumentos utilizados e garantir as normas de segurança dentro do laboratório de forma a garantir uma aula sem riscos e com os equipamentos necessários para a realização dos experimentos. Os instrumentos devem ser conhecidos pelos alunos, para que seja possível sua utilização

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com