TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NP1 exercícios

Por:   •  11/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  2.898 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas[pic 1]

Disciplina: FENÊMENOS DE TRANSPORTE

Professor: Rodrigo C. Alves

LISTA DE EXERCÍCIOS

NOTA

Nome do aluno:

RA:

Semestre:

Assinatura do aluno:

Curso:

Data da Prova:

  1. No escoamento laminar completamente desenvolvido em tubo circular, a velocidade em R/2 (a meio caminho entre a superfície da parede e o eixo central) é medida como 6,0 m/s. Determine a velocidade media no centro do tubo.
  1. Para medir a velocidade do ar numa tubulação de ventilação industrial pode-se utilizar um tubo de Pitot introduzido a partir da parede da tubulação. Considerando os escoamentos laminar e turbulento e utilizando as expressões do perfil de velocidade para cada um dos regimes identifique (para cada caso) qual a distância y a partir da parede da tubulação que deve ser introduzido o tubo de Pitot para que a sua medida represente a velocidade média da tubulação.
  1. Calcular o número de Reynolds e identificar se o escoamento é laminar ou turbulento sabendo-se que em uma tubulação com diâmetro de 4 cm escoa água com uma velocidade de 0,05 m/s.

[pic 2]

  1. Um eixo com diâmetro externo de 18 mm gira a 20 rotações por segundo dentro de um mancal de sustentação estacionário de 60 mm de comprimento. Uma película de óleo com espessura de 0,2 mm preenche a folga anular entre o eixo e o mancal. O torque necessário para girar o eixo é de 0,0036 N.m. Estime a viscosidade do óleo que se encontra na folga anular, em (Pa.s).

  1.  Uma placa infinita move-se sobre uma segunda placa, havendo entre elas uma camada de líquido. Para uma altura d da camada, pode-se supor uma distribuição linear de velocidade no fluido. A viscosidade do líquido é 0,0065 g/cm e sua densidade relativa é 0,88.

[pic 3]

  1. A viscosidade dinâmica do líquido, em Pa·s.
  2. A viscosidade cinemática do líquido, em m²/s.
  3. A tensão de cisalhamento na placa superior, em N/m².

  1. Os reservatórios I e II, da figura a seguir, são cúbicos. Eles são cheios pelas tubulações, respectivamente, em 100s e 500s. Determinar a velocidade da água na seção A indicada, sabendo-se que o diâmetro da tubulação é 1m.

[pic 4]

  1. Um conduto de água se afunila de um raio de 12,5 mm para um raio de 9 mm. Sendo que a velocidade da água na parte de 12,5 mm é 1,8 m/s, determine:

[pic 5]

  1. a velocidade da água na parte mais estreita do conduto;
  2. a vazão volumétrica;
  3. a vazão mássica;

  1. No ponto A o diâmetro do tubo é de 50 mm e a velocidade da água é de 1,7 m/s. O tubo se bifurca em dois tubos menores, cada um com diâmetro de 25 mm. Pedem-se:

[pic 6]

  1. Quais são as vazões nos pontos A e B?
  2. Qual é a velocidade no ponto B?
  1. Uma mangueira de diâmetro 2 cm é usada pare encher um balde de 20 litros.
  1. Leva-se 1 minuto para encher o balde. Qual é a velocidade com que a água passa pela mangueira?
  2. Um brincalhão aperta a saída da mangueira até ele ficar com um diâmetro de 5 mm, e acerta o vizinho com a água. Qual é a velocidade com que a água sai da mangueira?

  1. Assumindo o fluxo de um fluido incompressível como o sangue, se a velocidade medida num ponto dentro de um vaso sanguíneo é 40 m/s, qual é a velocidade num segundo ponto que tem um erço do raio original?

  1. Na tubulação da figura 1, óleo cru escoa com velocidade de 2,4 m/s no ponto A. Calcule até onde o nível de óleo chegará no tubo aberto C. Calcule também a vazão mássica e volumétrica do óleo.

[pic 7]

  1. Calcule a vazão de gasolina (gas = 0,82 g/cm 3) através da tubulação da figura de duas formas, considerando a) primeiramente utilizando as leituras manométricas (pressões relativas); b) pelas leituras dos manômetros diferenciais.

[pic 8]

  1. Uma extremidade de um tubo em U é orientada diretamente para o escoamento, de forma que a velocidade da corrente é zero neste ponto. A pressão em um ponto no escoamento que for parado desta forma é chamada de pressão de estagnação. A outra extremidade do tubo em U mede a pressão “não perturbada” em uma secção do escoamento. Desprezando-se o atrito, determinar a vazão de água no tubo.

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (263.3 Kb)   docx (444 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com