TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR-10

Monografias: NR-10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  494 Visualizações

Introdução

A eletricidade é provavelmente a “oitava maravilha do mundo”.

Sua descoberta e exploração revolucionaram os lares e suas indústrias do civilizado e a vida de hoje depende inteiramente desse agente físico.

O uso da eletricidade cresce rapidamente de ano para ano. No entanto, sabe-se que esta mesma eletricidade que nos trás tantos benefícios, pode ocasionar danos irreversíveis á sociedade.

A eletricidade é sem a menor sombra de dúvida uma das maiores vilâs quando o assunto é segurança no trabalho. Ela é invisível, incolor e inodora, por isso se torna mais importante a adoção de medidas preventivas que visem neutralizar ou eliminar os riscos de choque elétrico nos ambientes de trabalho. Os acidentes por contato com eletricidade podem ocorrer pela atuação tanto da energia produzida pelo homem como através da natureza.

A NR-10 é uma norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade, uma revisão da Norma de 1978 _ Portaria 598, oficializada no Diário Oficial _ 08.12.04. Em linhas gerais, a NR-10 prega a segurança do trabalhador, ou seja, qualquer empregado não deve correr riscos de choque elétrico, de queimadura ou de qualquer outro efeito que os serviços com eletricidade possam causar. As normas regulamentadoras são de observância obrigatória para todas as empresas e o seu não cumprimento acarretará ao empregador a aplicação das penalidades prevista na legislação pertinente;

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com