TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Navio Cargueiro

Monografias: Navio Cargueiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 13

Navio cargueiro

Um navio cargueiro ou navio de carga é um tipo de navio utilizado para o transporte de cargas. Construídos para carregar cerca 4 000 contentores, estes navios facilmente recebem o título de maior meio de transporte já construído. Estas embarcações podem levar até 12 passageiros e aplicam-se-lhes as classificações gerais, legais e de construção dos navios mercantes. Os cargueiros são cada vez mais dotados de meios tecnológicos e maquinaria de ponta que lhes transmite uma maior automatização. (Machado, 1998, p.1367)

Desde que a primeira embarcação foi construída há mais de 10 000 anos, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio do mundo inteiro. Apesar de avanços no transporte aéreo e comunicações, as embarcações e o transporte marítimo ainda representam um papel essencial na economia global.

Actualmente, o volume de carga seca mundial é transportado via navios de carga com um carregamento de contentores padronizados de dimensões externas com 20' (6058mm) ou 40' (12116mm) de comprimento e sendo as dimensões de largura e altura idênticas para ambos (2438mm de altura por 2591mm de largura). Eles são especificamente desenvolvidos para serem levantados por guindastes colocados na embarcação e nos comboios ou caminhões para facilitar a distribuição.

Tipos de navios

A forma mais comum de classificação de navios é segundo a sua actividade. Existem cinco categorias não-militares: comércio, pesca, recreio, rebocadores e auxiliares. Contudo, devido à imensa diversidade de navios existentes, utiliza-se uma outra classificação mais detalhada com tipos e subtipos que se referem à natureza do tráfego (longo curso, cabotagem, costeiro e de tráfego local), a forma do casco, o tipo de carga (carga geral ou especial), o sistema de movimentação da carga e o tipo de sistema propulsor, sendo elas Militar, Comércio, Industria, Auxiliares.

Os navios para o comércio dividem-se em dois subtipos: de carga, que se dividem ainda em Graneleiros (Petroleiros, Graneleiros Sólidos, Químicos, Gases Liquefeitos, Combos), de Carga Unitizada (Porta Contentore, Ro-Ro, Porta-Barcaças), e de Carga Geral (Multiporpuse, Box Type, Heavy Lift, Reefer), Como navios de passageiros, podem considerar-se os de cruzeiro, Ferries, Log Carriers, e Cattle Carriers. Os navios para a indústria, apresentam-se os subtipos de navio de pesca, MODU, FPSO, shuttle tankers, dragas, lança-cabos; e nos auxiliares, temos os rebocadores, pilotos, supply, navios de salvamento, de combate a incêndios, de combate à poluição, quebra-gelos e de pesquisa.

Navios porta contentores

Os navios porta contentores são navios muito semelhantes aos navios de carga geral. A escotilha de carga abrange praticamente toda a área do convés e são providas de guias para encaixar os contentores nos porões e alguns destes navios apresentam guindastes especiais. (TRANSAEX, 2009) A criação dos navios porta contentores nos anos 50 e a sua evolução, constitui uma das mais marcantes facetas da engenharia naval do século XX. A capacidade dos navios porta contentores é medida em TEU's (twenty foot equivalent units) ou de uma forma mais comum em FEU's (forty foot equivalent units). A largura padrão dos contentores é de 8', enquanto a altura mais comum é de 8.5'. por vezes utilizam-se contentores com 9.5' para cargas de baixa densidade.

A designação FCC (full container carrier) é por vezes utilizada para distinguir os navios que se destinam exclusivamente ao transporte de contentores e por isso são equipados com guias nos porões. Os porta contentores são utilizados em serviços de linha normalmente combinando o transporte transoceânico em navios de grandes dimensões com a distribuição em navios feeder. Estes navios feeder são auto-descarregadores, são equipados com gruas para poder servir portos mais pequenos e menos desenvolvidos.

Os navios porta contentores apresentam vários tamanhos. Os Feeder, com uma capacidade de 100 a 499 TEU's, os feedermax, suportam de 500 a 999 TEU's, os Handy, carregam 1 000 a 1 999 TEU's, Sub-Panamax, 2 000 a 2 999 TEU's, Panamax 3 000 a 4 500 TEU's e os Post-Panamax que suportam mais de 4 500 TEU's.

Navios ro-ro

Os navios ro-ro são navios em que a carga entra e sai dos porões na horizontal ou quase horizontal e geralmente sobre rodas (como os automóveis, autocarros e caminhões) ou sobre outros veículos. (TRANSAEX, 2009) O desenvolvimentos dos primeiros navios porta contentores despertou o interesse na procura de soluções alternativas para a movimentação de cargas unitizadas, e assim surgiram os navios roll-on/roll-off ou ro-ro, destinados ao transporte de contentores em atrelados (trailers). O primeiro navio ro-ro, o N/M Comet, foi construído em 1958 nos EUA para transportar veículos militares. Este navio foi o protótipo para vários projectos que surgiram pouco depois nos EUA e na Europa. Actualmente, o termo ro-ro é utilizado para descrever quatro subtipos de navios: (Navio Ro-Ro, 2009?)

• Ferries que transportam veículos e passageiros, utilizados em viagens curtas;

• Car Carriers especializados no transporte de automóveis de fábrica em viagens longas. O termo PCC (pure car carrier) é utilizado para descrever navios que se assemelham a grandes garagens flutuantes, utilizados exclusivamente para este tipo de transporte;

• Trailer Carriers especializados no transporte de atrelados, permitindo cargas e descargas muito rápidas servindo-se de tractores especiais:

• Warehouse Carriers capazes de acomodar todo o tipo de carga.

Navios de carga geral[editar | editar código-fonte]

Os navios de carga geral são os mais numerosos navios que operam em nível mundial, mas a utilização generalizada de navios porta contentores e outros navios retirou aos navios de carga geral esse seu mercado tradicional. Os navios de carga geral podem transportar todos os tipos de mercadoria e materiais para qualquer parte do mundo, o que lhes deu o termo de "tramp". (Seaman Job Bank International, [2009])

O navio de carga geral Yu Sung.

Estes navios têm aberturas retangulares no convés principal e cobertas de carga chamadas escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser arrumada nas cobertas e porões. A carga é içada ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo equipamento do navio (paus de carga e ou guindastes) ou pelo existente no porto. (TRANSAEX,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com