TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NearBytes: a tecnologia brasileira que está fazendo barulho (literalmente)

Artigo: NearBytes: a tecnologia brasileira que está fazendo barulho (literalmente). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

NearBytes: a tecnologia brasileira que está fazendo barulho (literalmente)

Norte-americano Salim Ismail, embaixador e professor da SingularityUniversity, chamou a atenção da imprensa nacional ao afirmar, no ano passado, que “o próximo Steve Jobs poderá sair do Brasil”. Ismail, que participou da sexta edição da CampusParty, acredita que o engajamento e criatividade dos jovens brasileiros serão características importantes para que o país se destaque em breve no mercado de inovação tecnológica.

Ainda que muitos tenham encarado a mensagem como um pensamento equivocado por parte do acadêmico, não há como negar que os últimos tempos têm sido gloriosos para o cenário da tecnologia tupiniquim. Torna-se cada vez mais fácil encontrar startups inovadoras e grandes empreendedores oferecendo produtos de sucesso não apenas para consumidores brasileiros, mas também para o público internacional.

A NearBytes é um ótimo exemplo disso. Com menos de três anos de existência, a startup carioca já acumula dezenas de prêmios, centenas de usuários e incontáveis aparições na mídia internacional – tudo por conta de uma invenção inusitada capaz de alterar radicalmente a forma com que nossos dispositivos eletrônicos se comunicam entre si.

(Fonte da imagem: NearBytes)

O que é a NearBytes e como ela começou?

A NearBytes é uma startup um tanto recente – foi idealizada em 2012, quando o time por trás do invento estava procurando uma maneira mais simples de permitir a troca de dados entre diferentes smartphones. A ideia original era bastante modesta: a equipe estava criando um álbum de figurinhas digitais e precisava encontrar uma forma de permitir que os colecionadores compartilhassem seus selos por intermédio de celulares. O Bluetooth, o NFC e o infravermelho não satisfizeram as necessidades do projeto.

Foi então que nasceu a ideia de transmitir dados codificados em ondas sonoras, ideia que permitiria a interação até mesmo entre dispositivos móveis mais antigos e acessíveis – afinal, todo e qualquer celular é dotado de microfone e alto-falante. A equipe abandonou o projeto do álbum e resolveu focar em outras áreas nas quais a tecnologia teria maior utilidade.

Em junho de 2013, o primeiro SDK do NearBytes foi disponibilizado para os sistemas iOS e Android, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de soluções que utilizassem a plataforma. Hoje, a empresa já conta com mais de 600 developers cadastrados ao redor do mundo inteiro.

A companhia também desenvolveu um modelo de licenciamento comercial, no qual cada dispositivo ativado com a tecnologia custa US$ 0,26 ao desenvolvedor/corporação. Além disso, já estão disponíveis plugins gratuitos para os principais browsers do mercado (Google Chrome, Mozilla Firefox, Operae Internet Explorer) que permitem a interação entre smartphones e páginas da web.

Plugins para navegadores permitem a troca de informações entre smartphones e páginas web (Fonte da imagem: NearBytes)

Indo muito além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com