TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Língua Brasileira de Sinais, Tecnologias aplicadas à Educação e Desenvolviemnto Pessoal e Profissional.

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

EDUCAÇÃO FÍSICA

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, TECNOLOGIAS

APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

ANTONIA ITHALANAIANE OLIVEIRA DA SILVA – RA 2800801071

CIRO COUTINHO DE ASSIS – RA 2846250265

DAVÍ ARAGÃO PEREIRA – RA 1796252219

ÍTALO JOSÉ DOS REIS BARROS – RA 1715271941

MARIA DO LIVRAMENTO ALVES ARAGÃO – RA 2846250188

MARIA INAYARA SANTOS CARVALHO – RA 1648321017

TUTORA: LUCIANA RAMOS RODRIGUES DE CARVALHO

CAMOCIM

2015

 INTRODUÇÃO

As novas tecnologias no ambiente escolar podem contribuir para a melhoria das condições de acesso à informação, minimiza limitações relacionadas ao tempo e ao espaço e permite agilizar a comunicação entre professores, alunos e instituições. Além disso, os recursos tecnológicos da informática na educação escolar vieram contribuir na inovação da prática do professor em seu trabalho diário em sala de aula. Por outro lado, é pura ilusão pensar que tais vantagens são apenas graciosidades do mundo globalizado para amenizar conflitos ou corrigir injustiças impostas pelas diversas analogias de poder. No plano didático, o uso dos recursos tecnológicos traz também competições de diferentes ordens, envolvendo a necessidade de rever princípios, conteúdos e metodologias. O docente necessita dominar o conhecimento na prática diária de sua docência, para que isso ocorra, ele necessita está buscando novos conhecimentos através de uma formação continuada no decorrer de toda sua carreira profissional.

        

DESENVOLVIMENTO

No desenvolvimento do trabalho houve a necessidade de penetrar no mundo das novas tecnologias aplicadas à educação, sobretudo, nas que podem ajudar grande parte de grupo esquecido de certa forma pelo poder público. Alunos da rede pública, portadores de deficiência como, a surdez, além de buscar informações de instituições que estão trabalhando com salas temáticas que segundo especialistas têm muito a contribuir para a aprendizagem dos alunos, e constatar que se bem implementadas elas contribuirão realmente para a formação de cidadãos mais competentes e capacitados para exercerem as profissões escolhidas.

AS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS

Ambiente/Sala Temática: sala de arte

Usuários: Crianças surdas de oito a catorze anos.

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias assistidas para surdos

Computadores e data shows, tabletes.

Através dos computadores as crianças poderão fazer pesquisas sobre as tendências de arte, estudar os estilos de pintores famosos, conhecer as principais obras dos grandes mestres da pintura mundial e com o data show assistir vídeos e conferências sobre arte. O uso desses recursos será em horários determinados pelos professores e como a quantidade de aparelhos é insuficiente para todos os alunos, o professor determinará um aparelho para cada grupo de três crianças

-Despertar o interesse dos alunos para o mundo da arte.

-Estimular a criatividade.

-Elevar o índice de aprendizagem dos alunos, através da utilização adequada dos equipamentos e materiais de ensino-aprendizagem.

A exposição a imagens e outros estímulos intencionalmente organizados estimula a curiosidade e facilita a aprendizagem dos alunos, portanto o uso de tabletes e computadores facilita o acesso da criança à informação

APLICAÇÕES DE TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

O projeto Esperança com tecnologias para a educação, desenvolvido pela ONG Esperança, é um projeto inovador, além disso, conta com a assessoria de profissionais qualificados, que participaram em todas as etapas do projeto desde o estudo até sua implantação.

Fazer com que o aluno aprenda é o objetivo de todas as instituições de ensino, mas como conseguir isso não é fácil. O aluno muitas vezes na escola se depara com uma realidade bem diferente da que tem em casa o que em muitos casos, é fator determinante para que esse aluno não se adapte à escola e consequentemente não aprenda ou até que possa se evadir da escola.

A implantação de salas temáticas surgiu da necessidade do professor de dispor de salas que venham facilitar o acesso aos materiais didáticos específicos de cada disciplina, proporcionando a dinamização das aulas para a aquisição do conhecimento, dessa forma o aluno terá mais oportunidade de aprender já que conta com os recursos propícios para obter mais conhecimento, além de usufruir de um espaço adequado para as atividades referentes à disciplina estudada. Nesse sentido encontra-se a afirmação:

‘’Para que a escola seja capaz de promover tanto o desenvolvimento como a aprendizagem de seus alunos, ela precisa se organizar. (PROGESTÃO IV-pág. 39).

O compromisso com a aprendizagem de todos os alunos é, portanto, uma característica fundamental da instituição que pretende ser uma boa escola. E para isto, é preciso que, também, os espaços na escola, sirvam como mais um estímulo que aguce a curiosidade e o interesse pela busca do conhecimento.

A escola precisa ser um lugar agradável para os alunos já que os mesmos passam lá grande parte do dia, e transformar essa obrigação de estudar em prazer por estar na escola, convivendo com colegas, professores, funcionários só tem a contribuir para a formação de grandes cidadãos e ao mesmo tempo de futuros bons profissionais.

Com a implantação de salas temáticas, para cada disciplina é oferecido materiais e recursos diferentes para que seu conteúdo possa ser assimilado com maior facilidade pelos alunos. Organizadas de acordo com a característica de cada disciplina, a sala de aula se torna um ambiente mais funcional ao desenvolvimento das aulas e mais atrativo ao aprendizado, além de otimizar o uso do tempo da aula, já que não seria necessário carregar nenhum material, nem montar nenhum instrumento. Com salas de aula exclusivas para a disciplina, o professor terá liberdade de organizar e equipar sua sala de acordo com o conteúdo que será trabalhado. Recursos tecnológicos previamente instalados em cada sala também facilita o trabalho do professor, possibilitando que esse tenha acesso a internet, e a áudios, vídeos durante as aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (758.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com