TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas e procedimentos para laboratorios

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Normas e Procedimentos de Segurança

1. Condições Básicas

  1. – Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem possuir Certificado de Aprovação (C.A.) de acordo com o estabelecido na NR-6 da Portaria 3214/MTB/78.

  1. – Condições para realização da aula: O professor antes de iniciar as tarefas deve verificar as condições de saúde de seus alunos, bem como, estes devem comunicar ao professor, quando por motivos de saúde ou outro, não estiverem em condições de executar as atividades práticas que lhes foi determinado.
  1.  – Proteção ao público: quando a aula oferecer risco e/ou perigo ao público ou a pedestres, o local da aula deve ser isolado mediante o uso de barreiras, cordões de isolamento e sinalização (EPC).
  1.  – Sinalização: a área de realização do laboratório deve ser sinalizada por meio de cones, placas de aviso, grades, cordas de sinalização, cavaletes, etc.(EPCs).
  1. – Práticas de primeiros socorros: todas as turmas deverão participar de uma palestra sobre primeiros socorros e combate a incêndios antes de iniciar aulas de laboratórios. Métodos de salvamento: deve ser realizado treinamento aos alunos, sobre os métodos de respiração artificial e massagem cardíaca, pelo menos uma vez por ano.
  1. – Deverá ser fixada em local visível (telefones e responsáveis) uma relação dos locais para onde deverá ser conduzido o acidentado para receber tratamento médico.
  1. – Não é permitido ingerir ou estar sob efeito de bebidas alcoólicas e/ou tóxicos durante o período de realização de laboratório.
  1. - Comunicação de acidentes: quando da ocorrência de acidente, deverá ser comunicado imediatamente aos Responsáveis imediatos.
  1. Equipamentos de Segurança
  1. - Calçado: Devem ser utilizados para a proteção dos pés contra choques elétricos, é de responsabilidade dos alunos e deverá atender os critérios de segurança: sapatos de borracha, fechado e sem material metálico.
  1.  – Calça: só será permito o acesso do aluno ao laboratório, usando calça comprida.
  1.  – Procedimentos:
  1. – Capacitação dos docentes com Curso Básico e Curso Complementar estabelecida para os Serviços com Eletricidade de acordo com o que estabelece a NR-10, do Ministério do Trabalho e Emprego.
  1. – Pré-treinamento dos riscos elétricos com alunos para Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade estabelecidos pela Lei Nº 6514 de 22 de dezembro de 1997, regulamentada pela Portaria Nº 3214 de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego.
  1. – Deve ser utilizados Equipamentos de Proteção Individual de acordo com o que estabelece a NR-6 e NR-10, do Ministério do Trabalho e Emprego.
  1.  – Adequação das Máquinas e Equipamentos com os equipamentos de proteção estabelecidos na NR-10;
  1.  – Os docentes ao termino de suas atividades de laboratório devem desligar todos equipamentos e máquinas, as luzes do ambiente, os aparelhos de ar-condicionado e fechar o laboratório, entregando sua chave ao responsável técnico para verificação do laboratório.
  1.  – Os docentes devem elaborar procedimentos de segurança onde devem ser incluídas todas as etapas necessárias para a realização do laboratório. Neste deve abordar os riscos que os executantes estarão sujeitos durante a execução do mesmo.
  1.  – As aulas deverão ser inicializadas com uma explanação sobre os riscos existentes no laboratório e as formas de controle dos mesmos.
  1.  – Todos os laboratórios devem conter tapetes de borracha e equipamentos de desligamento automático do tipo DR.
  1.  – Durante realização de laboratório é vedado o uso de adornos pessoais (Relógio, Aliança, Correntes, etc.).
  1. – Antes de iniciar qualquer laboratório, o docente deve verificar se os seus alunos estão devidamente equipados com os EPI´s necessários à execução da tarefa.
  1.  – As experiências de laboratório devem estar todos planejados e compatíveis com o tempo disponível para sua execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (944.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com