TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas regulamentadoras de saude e segurança do trabalho

Por:   •  17/5/2019  •  Resenha  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE SOBRE AS NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Disciplina: Ergonomia, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

ATIVIDADE INDIVIDUAL– Data de Entrega: 05/04/2019

Valor = 10 pontos

  1. Explique o que é o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP
  2. Explique o que é o Fator de Acidente de Prevenção - FAP
  3. NR 5: Como a CIPA se relaciona com outros órgãos de saúde e segurança de uma empresa/indústria?
  4. NR 6: Quais são as responsabilidades do empregado e do empregador no uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s)?
  5. NR 9: Discriminar os riscos ambientais e os principais requisitos para se estabelecer um PPRA
  6. NR 12: Cite 03 sistemas de segurança para utilização de máquinas/equipamentos preconizados pela NR12
  7. NR 15 e NR 16:
  1. Distinguir Insalubridade de Periculosidade;
  2. Como se dá a forma de pagamento da Insalubridade e da Periculosidade?
  1. NR 18 : Qual a relevância de um PCMAT em se tratando de saúde e segurança ocupacional?
  2. NR 35: Quais são os pré-requisitos a serem seguidos para se desenvolver um trabalho em altura?
  3. Cite os nomes de 10 Normas Regulamentadoras que devem ser seguidas  por qualquer tipo de atividade econômica

Respostas:

  1. O Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) é um método que tem a finalidade de apontar quais doenças e acidentes estão conexas com a prática de uma função profissional. Desta forma, quando o trabalhador contrair uma doença inteiramente correlacionada à função laboral, fica caracterizado o acidente de trabalho. Foi a forma que a legislação encontrou de proteger a saúde (física e mental) do trabalhador uma vez que os empregadores se negavam a fazer a comunicação dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
  2.  O Fator Acidentário de Prevenção (FAP) é um indicador que funciona como mecanismo para aumentar ou diminuir a tarifa do RAT (a alíquota de Riscos Ambientais do Trabalho), de acordo com a quantidade, a gravidade e o custo das ocorrências acidentárias em cada empresa e em comparação às outras de seu mesmo segmento econômico. Seu objetivo é incentivar as políticas de saúde e segurança do trabalho, de modo a reduzir os índices de acidente. A metodologia de cálculo é baseada no binômio “bônus x malus”, que pode cortar a tarifa pela metade ou duplicá-la. Empresas com mais ocorrências de acidentes, por exemplo, podem chegar a contribuir com um valor de 6% para o SAT. O SAT (Seguro contra Acidentes de Trabalho) é um encargo que incide sobre o empregador e que financia os benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
  3. A CIPA se relaciona dentro das empresas com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). É feito um trabalho em conjunto em que há a identificação dos riscos dos processos de trabalho e elaboração dos mapas de risco, participar das discussões com o empregador sobre os impactos das alterações para o ambiente e processo de trabalho visando a saúde e segurança da trabalhador bem como requerer a paralisação de um setor ou maquinário que esteja representando risco grave e fazer análises das causas de doenças e acidentes de trabalho buscando propor medidas. Além da promoção de medidas educativas e da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).
  4. É de responsabilidade do empregador exigir o uso e fornecer ao trabalhador os EPI’s corretos à sua função, que possuam CA e estejam em condições adequadas de uso além do treinamento e conscientização para o uso deles. Já o trabalhador tem o dever de fazer o uso e armazenagem correta dos seus EPI’s , conferir se os mesmos estão em bom estado ou se apresentam defeitos e comunicar seu superiores qualquer irregularidade para que sejam trocados.
  5. Os requisitos são: antecipação e reconhecimento dos riscos; estabelecimento de prioridades; avaliação dos riscos; implantação de medidas de controle; monitoramento da exposição; registro e divulgação dos dados.

Riscos ambientais:

  • Os agentes físicos decorrem de processos e/ou equipamentos: Ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas (calor ou frio), radiações ionizantes e radiações não-ionizantes
  • Os agentes químicos são oriundos da manipulação e processamento de matérias primas e insumos que possam entrar pela via respiratória,pelo contato ou ser absorvidos através da pele ou organismo: Gases, vapores, poeiras, fumos, névoas e neblinas
  • Os agentes biológicos são oriundos da manipulação, transformação e modificação de seres vivos microscópicos, dentre eles: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
  1. São exemplos de sistemas de segurança:*comandos elétricos ou interfaces de segurança: dispositivos responsáveis por realizar o monitoramento, que verificam a interligação, posição e funcionamento de outros dispositivos do sistema e impedem a ocorrência de falha que provoque a perda da função de segurança, como relés de segurança, controladores configuráveis de segurança e controlador lógico programável - CLP de segurança;

*Dispositivos de intertravamento: chaves de segurança eletromecânicas, com ação e ruptura positiva, magnéticas e eletrônicas codificadas, optoeletrônicas, sensores indutivos de segurança e outros dispositivos de segurança que possuem a finalidade de impedir o funcionamento de elementos da máquina sob condições específicas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com