TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nunca Seja Infelix No Trabalho

Exames: Nunca Seja Infelix No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Quando ser freelancer?

Ser freelancer traz vantagens e desvantagens. A desvantagem é a bem óbvia: não existe um salário mensal fixo e nem os benefícios que uma carteira de trabalho trazem juntos. O vínculo com a empresa traz algumas vantagens como férias remuneradas, um 13º salário, folgas pagas, em alguns casos, plano de saúde, vale transporte e refeição. Infelizmente, um freelancer não tem tudo isso e pode não ser tão vantajoso se não souber ter as suas economias em dia.

Você deve optar em ser freelancer apenas quando a sua renda média puder pagar todos os gastos acima e for bem superior a um salário fixo. Para algumas profissões, este formato é bem interessante como fotógrafos, editores de textos, escritores, desenhistas, arquitetos, decoradores de ambiente, design de produto, web designer, entre outros.

Citemos como exemplo um web designer que recebe por tipo de projeto. Com um vínculo em uma empresa, ele receberá mensalmente o mesmo salário e com a desvantagem de estar apenas em um projeto, sem ganhar portfólio com isso. Já como freelancer, ele pode atuar em vários projetos simultaneamente, recebendo um valor por cada um e quadruplicar a sua renda. O mesmo vale para um fotógrafo, recebendo por evento um valor que poderia ser apenas um salário mensal.

O freelancer deve apenas ter cuidado na sua escolha antes de largar o certo pelo duvidoso. Jamais deixe uma empresa se não tiver certeza de receber ao menos uma quantia igual. Na dúvida, tente conciliar seu tempo livre com uma outra atividade e vá dosando até se firmar em seu mercado autônomo e poder seguir sua carreira sozinho, ganhando dinheiro.

Desvantagens de ser um freelancer

Já enumeramos acima algumas desvantagens de ser um freelancer, mas há algumas mais que devem ser levadas em consideração. Uma delas é quanto às folgas remuneradas. No começo das atividades sem um chefe, todos se animam a trabalhar quando quiser. Porém, quanto menos você produzir, menos você ganhará.

Outra questão a ser levada em consideração é quanto a horários. Ter disciplina é importante, pois sem ter um chefe e trabalhando por produção, é preciso ter bastante organização e isso só é conseguido com horários. O maior problema dos freelancers é quanto ao prazo de entrega, pois com tamanha liberdade de tempo, fica bem complicado seguir um plano de trabalho.

Outra desvantagem é quanto ao auxílio-doença. Infelizmente, se você trabalha por produção e por uma eventualidade ficar doente, não irá receber pelos dias não trabalhados e ainda vai atrasar o trabalho. Já com uma empresa isso não irá acontecer e esta situação deve ser levada em questão. Principalmente porque não há um plano empresarial, você tem que pagar o seu plano de saúde sozinho e é mais um gasto no orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com