TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis de energia

Artigo: Níveis de energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Região bastante importante, pois nas reações químicas os elétrons são as partículas que efetivamente participam, e eles estão nessa região que é chamada de eletrosfera.

Vários estudos realizados pelo físico Niels Bohr o levaram a criar um modelo atômico no qual a eletrosfera foi dividida em níveis de energia.

Os níveis de energia são regiões ao redor do núcleo onde os elétrons giram em órbitas específicas dependendo da sua energia.

Para os elementos conhecidos até os dias de hoje existem até 7 níveis de energia ou camadas eletrônicas. Esses níveis de energia são designados por um número quântico principal n que assume valores de 1 a 7, ou por letras K, L, M, N, O, P e Q.

Número máximo de elétrons que cada nível comporta é determinado pela equação de Rydberg = 2.n2 (obs onde n é o número quântico principal que indica a camada).

Calculando o número de elétrons teremos:

K L M N O P Q

2 8 18 32 50 72 98 teóricos

Mas para os elementos descobertos até hoje os valores encontrados nasua eletrosfera são:

K L M N O P Q

2 8 18 32 32 18 8 valores para os átomos atuais

Para os elementos descobertos até os dias de hoje os níveis são divididos em subníveis de energia. Nesses elementos encontramos até 4 subníveis. Designados por letras minúsculas s,p,d e f

O número de elétrons que cada subnível comporta é :s =2elétrons; p =6elétrons; d =10elétrons e f =14elétrons.

Associando o número de elétrons por camada com o número de elétrons por subnível, teremos:

Temos então mapeada a nossa eletrosfera, agora esses subníveis possuem uma ordem de energia crescente na qual os elétrons são distribuídos. Quem propôs esse diagrama foi o químico Linus Pauling.

DIAGRAMA DE LINUS PAULING

Lendo o diagrama, seguindo as setas você obterá a ordem de energia

CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA

Na distribuição eletrônica energética o subnível 3d6 é o mais energético, portanto, ele contém os elétrons mais energéticos do átomo de ferro no seu estado fundamental.

Na distribuição eletrônica geométrica nós agrupamos os subníveis por camadas, o subnível 4s2 é o mais externo, portanto, ele contém os elétrons mais externos. Elétrons que serão importantes no momento da ligação química.

A camada de valência é a última camada, ela contém os elétrons de valência. Portanto o átomo de ferro possui 2 elétrons na camada de valência.

Distribuição Eletrônica de íons

Se for necessário fazer a distribuição eletrônica de um íon, devemos partir do átomo neutro, para depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com