TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Número De Reynolds

Dissertações: Número De Reynolds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  612 Visualizações

Introdução

Os escoamentos de um fluido limitados por fronteira são considerados escoamentos internos. Esse escoamento pode ser classificado como laminar ou turbulento. Osborne Reynolds, um cientista e matemático britânico, estabeleceu a diferença entre esses dois tipos de escoamento, utilizando uma aparelhagem simples.

O número de Reynolds, Re, um dos parâmetros adimensionais mais importantes na mecânica dos fluidos, representa uma medida da relação entre os efeitos inerciais e viscosos. Se o número de Reynolds para um dado escoamento for elevado, a inércia do fluido é dominante em relação aos efeitos viscosos. Para escoamento com baixo Re, os efeitos viscosos são dominantes.

Ou seja, o escoamento em um tubo é laminar, transiente ou turbulento se o número de Reynolds for baixo, intermediário ou alto, respectivamente. A velocidade do fluido, a massa específica, viscosidade e diâmetro do tubo se combinam para formar o número de Reynolds e determinar o tipo de escoamento.

Para escoamento em tubos redondos, temos os seguintes valores. O escoamento é laminar se o número de Reynolds for menor do que aproximadamente 2100 a 2300. O escoamento é turbulento se o número de Reynolds dor maior do que aproximadamente 4000. O escoamento transiente, que pode estar entre condições laminares e turbulentas e representa o início da turbulência, tem o número de Reynolds entre os dois limites acima.

Bibliografia:

Introdução à engenharia de sistemas térmicos: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor

/Michael J. Moran... [et al.]; tradução Carlos Alberto Biolchini da Silva- Rio de Janeiro: LTC 2005

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com