TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARISTÓTELES

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

ARISTÓTELES

1        Biografia        2

2        Idéias, teorias e leis        4

2.1        Política        4

2.2        Lógica        6

2.3        Ética e Moral        7

2.4        Teologia        7

2.5        Pedagogia        7

2.6        Metafísica        8

2.7        Poética        8

2.8        Retórica        8

2.9        Física        9

2.10        Antropologia        9

2.11        Psicologia        9

2.12        Biologia        10



ARISTÓTELES

  1. Biografia

Aristóteles nasceu em 384 a. C. em Estagira, cidade grega da costa de Trácia. Filho de Féstias e Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas III.

Com a morte de seus pais quando tinha 11 anos de idade o então futuro pensador, passa a viver na casa de sua irmã Arimnesta, em Misia. Tendo nesse momento seu cunhado, Próxenes, como educador.

Como muitos outros jovens da época, foi para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia, prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e a escola de Platão, com preferência à ciência como fundamento da realidade. Aristóteles preferiu pela academia platônica, na qual permaneceria por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C. 

Depois da primeira estadia em Atenas, ausentou-se por 12 anos, com uma permanência inicial na Ásia menor, onde se dirigiu, ainda solteiro, para uma comunidade de platônicos estabelecida em Assos(Trôade). Ali reinava o tirano Hérmias, que ajudou Aristóteles a formar um pequeno circulo filosófico em cuja corte passou três anos. Nessa mesma região Aristóteles casou-se com Pítias, irmã de Hérmias. Morto este pelos persas, Aristóteles seguiu para Mitilene, na ilha de Lesbos, onde realizou grande parte de suas famosas investigações biológicas. Após ficar viúvo de Pítias, se casaria com Hérpilis, da qual nasceu Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro: “Ética a Nicômaco”.

Felipe II(Rei da Macedônia) convida Aristóteles em 343 a.C. para se tornar o preceptor de seu filho, Alexandre, no momento com 13 anos de idade. Encarregado da educação de Alexandre, Aristóteles busca desenvolver no jovem príncipe as qualidades que lhe parecem fundamentais para um grande soberano, tais como política e retórica. Mas ficou nesta função somente dois anos, depois dos quais aconteceu o totalmente inesperado, - o assassinato do rei Felipe II. Foi assim, que já cedo, o jovem Alexandre deveu assumir o trono, em 336 a.C., com apenas 20 anos. Sem função na Macedônia, Aristóteles voltou para Atenas, no ano de 335 a.C., com Teofrasto, outro homem notável pelo saber.

             Em Atenas, Aristóteles fundou sua primeira escola, o Liceu no ginásio do templo de Apolo Liceu. Ao contrario da Academia de Platão, Aristóteles procurava privilegiar ensinamentos sobre as ciências naturais. Seus trabalhos abrangiam os campos do conhecimento clássico da época: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. E não só estabeleceu as bases de tais disciplinas como também a metodologia científica. Em pouco mais de dez anos de atividade, fez Aristóteles de sua escola um centro de adiantados estudos, em que os mestres se distribuiam por especialidades.

Falecido Alexandre prematuramente em 323 a.C., com apenas 13 anos de reinado, renasceu o sentimento anti-macedônico em Atenas, com Demóstenes ativando o partido nacionalista, a situação se tornou difícil para Aristóteles. Sendo acusado de praticar o “ateísmo”, se viu obrigado a retirar-se de Atenas, deixando o Liceu sob a direção de Teofrasto. Ocultou em Cálcis, na ilha de Eubéia, ali morreu já no ano seguinte aos 62 anos. Mas sua escola teve continuidade, assim como a Academia de Platão.

  1. Idéias, teorias e leis

As pesquisas científicas de Aristóteles deram origem a diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia.

         Aristóteles valorizava a inteligência humana, acreditando ser a única forma de alcançar a verdade. Investigava sobre o que são e como funcionam as coisas, para poder compreender o mundo. Nesse sentido, a sua metafísica discorre sobre princípios que garantam a realidade das coisas, como: o princípio de identidade, da não contradição e do terceiro excluído. Além dos princípios, Aristóteles aponta quatro causas que fazem as coisas serem o que são: material, formal, eficiente e final.

A causa material tem a função de explicar do que as coisas são feitas, como uma faca que é feita de ferro. A causa formal expressa a coisa em si: uma faca de ferro. O que da origem ao objeto, como a mão de um ferreiro, é explicado através da causa eficiente. E a causa final mostra o objetivo desempenhado por aquela coisa desenvolvida: a faca tem a função de cortar carne.

  1.  Política

Aristóteles utiliza-se do termo política para um assunto único: a ciência da felicidade humana. A felicidade consistiria numa certa maneira de viver, no meio que circunda o homem, nos costumes e nas instituições adotadas pela comunidade à qual pertence. O objetivo da política é, primeiro, descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana, isto é, sua situação material, e, depois, a forma de governo e as instituições sociais capazes de a assegurarem. As relações sociais e seus preceitos são tratados pela ética, enquanto que a forma de governo se obtém pelo estudo das constituições das cidades-estados, matéria pertinente à política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com