TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AUTOTRANSFORMADOR NA ENGENHARIA

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

AUTOTRANSFORMADORES

Lucas Juarez Barrionuevo

RA: 004201400337

João Olimpio

RA: 004201400332

Guilherme NardiniPiassa

RA: 004201401303

João Roberto de Souza Junior

RA: 004201301281

Marlon Cardoso Gaspar

RA: 004201401302

Disciplina:Conversão de Energia

Professor:Annete Silva Faesarella

CAMPINAS, 25 de ABRIL de 2017.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 FUNCIONAMENTO        4

3 EQUAÇÃO        5

4 EXEMPLO DE APLICAÇÃO        8

5 COMENTÁRIOS FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo ampliar os conhecimentos referente aos autotransformadores, abordando a sua definição, funcionamento, equacionamento e exemplos de aplicação.

O autotransformador (também conhecido como auto trafo) consiste em um equipamento capaz de transformar a tensão, ou seja, com ele é possível alterarmos a tensão de entrada em um circuito, seja elevando a tensão ou reduzindo a mesma. Dependendo do modelo de autotransformador é possível escolher transformação de elevação ou redução de 80%, 65%, 50%, entre outros. Esse é um exemplo de diferença entre os autotransformadores e transformadores. Nos transformadores existem apenas uma saída e uma entrada nos valores de tensão, diferentemente do que ocorre nos autotransformadores que, como dito acima, pode ter variados valores para a tensão de saída. Uma outra diferença entre os transformadores e autotransformadores é que os autotransformadores são constituídos por apenas uma bobina e um núcleo ferromagnético, onde a bobina possui no lado da carga os vários taps de configuração, onde é possível escolher qual o valor de tensão será utilizado na saída.

Em relação a suas aplicações podemos citar o uso doméstico, onde é possível utilizar os autotransformadores quando um equipamento elétrico ou eletrônico possuí voltagem diferente da tomada. Nesse caso podemos usar um autotransformador para que a voltagem entre tomada e equipamento seja a mesmo, como por exemplo ajustar uma máquina de lavar para que seja ligada em um ponto de 110v.

2 FUNCIONAMENTO

O Autotransformador ou Trafo como é chamado, possui os dois enrolamentos conectados em série, uma vez que não possuem isolação magnética entre os enrolamentos. No Trafo, também é necessário utilizar placas tipo E e tipo I para garantir a condutividade magnética do autotransformador fazendo com que ele induza corrente no circuito secundário. Parte da energia é transferida condutivamente entre o primário e o secundário, sendo o restante por transformação.

Há também os Autotransformadores com múltiplos enrolamentos que podem conectar mais circuitos com diferentes tensões.

São geralmente usados em sistemas que não exijam isolamento elétrico e que a diferença entre as tensões dos primários e secundários sejam de no máximo 50% para alimentar circuitos diferentes ou partes do mesmo circuito.

Autotransformadores são mais baratos que transformadores convencionais, rendem mais e a corrente de excitação são menores melhorando a perda do equipamento

3 EQUAÇÕES

Equacionamento

Determine o equivalente Thévénin de saída para o auto-transformador alimentado por uma fonte ideal de tensão [pic 3][pic 4].

[pic 5][pic 6]

Figura retirada dt.fee.unicamp.br

Equações do Auto-Transformador:

[pic 7][pic 8]

Equações de circuito

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

Substituindo:

[pic 13][pic 14]

Equivalente Thévénin

[pic 15][pic 16]

[pic 17][pic 18]

Lembrando que [pic 19][pic 20] e [pic 21][pic 22], tem-se

[pic 23][pic 24]

·        Acoplamento magnético perfeito (k=1) e n grande [pic 25][pic 26] Fonte Ideal de Alta Tensão

[pic 27][pic 28]

4 EXEMPLO DE APLICAÇÃO

        As aplicações para o auto-transformador podem ser encontradas facilmente, porém são geralmente utilizados para pequenas variações  de tensão. Segue alguns exemplos de aplicação do aparelho:

        No setor industrial por exemplo, os auto-transformadores são utilizados para dar partida em motores de indução assim como para motores síncronos.

        Podem também ser utilizados nas redes elétricas,onde o aparelho compensa pequenas variações de tensões em determinados pontos da rede (quedas de tensão). Ainda em um sistema elétrico, os auto-transformadores podem ser utilizados como potenciômetros rotativos funcionando como transformador de saída variável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (341.2 Kb)   docx (177.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com