TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Asfaltos

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

Asfalto é um material betuminoso, escuro, de estrutura sólida, sendo resíduo da destilação a vácuo do petróleo bruto e também podendo ser extraído diretamente da natureza. De acordo com a empresa InviaPavement Technologies, a composição do asfalto extraído do petróleo é complexa. A argamassa é composta por substâncias minerais, hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, resíduo da destilação à vácuo do petróleo bruto, na destilação fracionada o óleo bruto é aquecido e suas frações separadas de acordo com o seu ponto de ebulição. As frações mais leves são produzidas primeiro e o material que permanece no fundo da torre de destilação são os produtos asfálticos. Para amolecer é necessário expor a temperaturas entre 150°C e 200°C.

No Brasil, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) é quem determina as especificações e as classificações do material, a agência autoriza empresas a misturar, aditivar, armazenar, comercializar, entre outras atividades. A Tal também é responsável pela regulamentação da distribuição do asfalto.

As propriedades isolantes e adesivas da mistura que é o asfalto fizeram dele o material ideal para pavimentar vias, estradas, estacionamentos e aeroportos. As estruturas de pavimento têm como função principal suportar, de modo adequado, os esforços provenientes de cargas e de ações climáticas, sem que apresentem processos de deterioração de modo antecipado. Ou seja, seleciona-se e dimensiona-se um pavimento em função do tráfego e das condições ambientais, além das demandas econômicas e disponibilidade de materiais, sempre presentes ali.

O pavimento é constituído por múltiplas camadas, ou seja, revestimento, base, sub-base, subleito e reforço de subleito, sua função é suportar o trafego e colaborar para a segurança e economia no transporte de pessoas e mercadorias (Sampaio, 2005). Dependendo da intensidade e do tipo de tráfego, do solo existente e da vida útil do projeto, o revestimento ainda pode ser composto por uma camada de rolamento e camadas intermediárias ou de ligação. Mas na maioria dos casos, utiliza-se uma única camada de mistura asfáltica como revestimento.

Pavimentar uma via de circulação de veículos é obra civil que enseja, antes de tudo, a melhoria operacional para o tráfego, na medida em que é criada uma superfície mais regular (garantia de melhor conforto no deslocamento do veículo), uma superfície mais aderente (garantia de mais segurança em condições de pista úmida ou molhada), uma superfície menos ruidosa diante da ação dinâmica dos pneumáticos, (garantia de melhor conforto ambiental em vias urbanas e rurais), seja qual for a melhoria física oferecida (BALBO, 2007, p.15).

        Os principais tipos de asfaltos usados são: cimentos asfálticos de petróleo (cap), asfaltos diluídos de petróleo (adp), emulsões asfálticas iônicas, não - iônicas e catiônicas, emulsões asfálticas aniônicas, asfaltos oxidados por catálise (catalíticos), além dos tipos de asfaltos poliméricos e concreto betuminoso usinado a quente. O CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo (Ex. CAP-20, CAP-70): É produzido a partir do processo de destilação do petróleo, tornando-se um material semi-sólido ou sólido e viscoso, com propriedades aglutinantes e impermeabilizantes. Apresenta características como durabilidade, flexibilidade e alta resistência à ação de ácidos, sais e álcalis. Apresenta um comportamento termoplástico, tornando-se líquido quando aquecido e rígido após passar por um processo de resfriamento. O cimento asfáltico de petróleo é utilizado na formulação de muitos tipos de tintas asfálticas anti-corrosivas, para isolamento acústico e térmico, em impregnação de papel, além de servir como material anti-ruído. O CBUQ - Concreto Betuminoso Usinado a Quente: É formado por uma substância ligante (geralmente, o cimento asfáltico de petróleo, proveniente da destilação do petróleo) e por areia ou brita. A homogeneização dos agregados miúdos e graúdos com o CAP é realizada e feita em uma usina de asfalto, por meio da usinagem à quente. A mistura é levada até o local de sua aplicação por caminhões equipados, sendo lançada por um equipamento denominado vibro acabadora. Logo depois de ser aplicado ao piso, esse tipo de pavimento é compactado por rolos compressores até que chegue à densidade determinada em projeto. O ADP – Asfalto Diluído de Petróleo (Ex. CM-30, CR-250): é utilizado para a impermeabilização da base dos pavimentos. Compõe uma linha de asfaltos utilizados na etapa intermediária da pavimentação, conhecida como imprimação. A imprimação é aplicada sobre a base que irá receber o pavimento, a qual é normalmente composta por brita corrida, argila ou solo cimento. A Emulsão Asfáltica (Ex. RR-2C, RM-1C): são constituintes dos revestimentos de médio e baixo padrão. “É feita de gotas de asfalto bem leves e finas, dispersas na água com base em agente emulsificador, constituído por moléculas classificados em polares e não polares. O primeiro é solúvel em água e o segundo solubiliza o asfalto. ” (Branco, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com