TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Avanço Tecnológico

Resenha: O Avanço Tecnológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

E notório que o avanço tecnológico provocou grandes mudanças no cotidiano das pessoas, houve um grande aumento do uso das novas tecnologias em que essa inovação está ocupando espaços cada vez maiores em nossa vida onde se torna muito difícil mudar nossa rotina e hábitos sem a atual tecnologia. Essas mudanças não seriam diferentes no setor da educação. A educação escolar necessita incorporar a tecnologia da informação no seu cotidiano, mudar as formas de ensino para que haja uma evolução dos indivíduos.

A inovação pedagógica busca repensar e reconstruir toda a estrutura da instituição escolar, inovação pedagógica e acreditar na mudança do mundo acreditando na transformação, é aprender novos conceitos e abrir-se para o novo, no contexto escolar e mudar as concepções de aula acreditar na capacidade dos alunos para participarem das aulas, se desenvolverem melhor, o educador deve sair da zona de conforto e se aprimorar para conseguir dominar estas novas tecnologias e acreditar na sua capacidade de aprender sempre e mudar também.

Os alunos sozinhos não conseguem aprimorar o aprendizado, não e simplesmente introduzir as novas tecnologias no seu dia a dia, o educador deve estar preparado para dominar a aula e usar as novas tecnologias como apoio e não para substituir seu papel de educador. O educador deve estar preparado para este novo mundo e suas exigências, faz-se necessário que o mesmo passe por capacitações para melhorar seu desenvolvimento para conseguir unir o pedagógico com o técnico.

A inovação pedagógica precisa sim da tecnologia da informação seria impossível inovar sem utilizar as tecnologias uma vez que as tecnologias são as novas mudanças que estão acontecendo e sendo oferecidas nos dias atuais. Quando se fala em inovação pedagógica não e apenas a introdução das novas tecnologias requer que a escola mude todo seu esquema de aprendizado, precisa de uma escola bem estruturada de professores bem capacitados, e tentar eliminar a violência e os problemas sociais existentes nesse ambiente.

Alguns educadores tentam inovar utilizando alguns recursos simples, como livros e projetos são maneiras simples de aprendizado, mas que são eficazes, talvez se o educador introduzisse a tecnologia nestes mesmos recursos não seria tão eficaz, por isso, e necessário observar qual o propósito do seu trabalho para verificar qual recurso e mais eficaz analisando sua turma, e suas necessidades.

A idéia de ensino digitalizado não é substituir o professor pela máquina, tanto à tecnologia quanto o educador pode conviver em harmonia e o uso de um não anula o outro. A tecnologia da informação e indispensável nesta nova era que vivemos estas novas tecnologias já estão sendo usadas por várias pessoas de todas as idades, então e inevitável não acompanhar todas essas mudanças, contudo e preciso abraçar esta idéia e utilizá-la como uma oportunidade de aprendizagem.

As políticas públicas educacionais são ações que regulam e orientam os sistemas de ensino, sendo essas ações aplicadas às questões escolares. A educação pública é de responsabilidade e parceria do governo federal, estadual e municipal. Dessa forma é necessário que o governo implante e desenvolva projetos e programas, os quais devem ajudar no desempenho e aprimoramento da questão educacional no país.

O governo brasileiro já implantou alguns projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com