TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BIODIGESTOR, UMA IDEIA DAS FAZENDAS PARA AS RESIDÊNCIAS

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

BIODIGESTOR, UMA IDEIA DAS FAZENDAS PARA AS RESIDÊNCIAS.

Atualmente o mercado energético está dominado principalmente por combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural), cerca de aproximadamente 80% das fontes energéticas mundiais são providas da extração desses insumos, (GOLDEMBERG, 2009). Sendo algumas fontes renováveis inseridas nesse meio, as hidroelétricas, geotérmicas, eólicas, e solares, mas entre essas matrizes energéticas existe uma parcela modesta, cerca de 1,19% da energia mundial (GOLDEMBERG, 2009), que está tomando espaço novamente. A Biomassa.

Segundo M. S, Swaminathan (2002 apud Sachs) em um futuro sustentável, o uso da biomassa não será algo possível, mas deverá ser essencial. A biomassa a muito já foi usada pelos povos antigos, principalmente para obtenção de ração para animais, na fabricação de vestimentas e construção de moradias (SACHS, 2002). Esse uso foi reduzindo com o advento da revolução industrial e com o surgimento de outras fontes de energia. Essa matriz energética está tomando seu espaço aos poucos novamente no mercado, pois tem mostrado um bom desempenho em energia e multifunções além do básico de subsistência, como os biocombustíveis automotivos.

Nas fazendas, a Biomassa é utilizada na fabricação de fertilizantes e biogás por meio de Biodigestores, aparelhos que fermentam e aceleram a decomposição da matéria orgânica úmida, como dejetos animais, cascas de fruta e outros resíduos. O equipamento é composto por uma câmara anaeróbica e um gasômetro que se localizam na parte superior do equipamento, A câmara anaeróbica possui um substrato bacteriano em seu interior com resistência ao oxigênio, que proporciona uma aceleração de decomposição da matéria rejeitada que é inserida nele, que ao final do processo, produz fertilizante para lavouras e biogás que tem uso principalmente na obtenção de fontes de energia térmica e elétrica. Essa geração pode ter processos contínuos, semi contínuos e descontínuos, que são relacionados à periodicidade e frequência de produção desses insumos.

Esse equipamento causa um impacto ambiental benéfico a longo prazo, como redução do impacto ambiental proveniente da mal gerência de compostos orgânicos, e uma redução considerável na utilização de combustíveis fósseis na produção de energia, além de gerar economia

Com o gasto de fertilizantes e gás de cozinha. Seus pontos desvantajosos são o alto custo inicial do equipamento, um uso de água considerável, e, dependendo do modelo do equipamento, pode necessitar de uma fonte de calor externa para fazer o equipamento funcionar adequadamente. Ainda que tenha alguns revezes, a opção é extremamente sustentável e se torna uma medida muito útil para obtenção de energia em comunidades que não possuem acesso a fontes convencionais.

Pensando nesse sistema e em suas vantagens, a empresa Homebiogas, desenvolveu um biodigestor semelhante ao utilizado no meio agrícola, porém, voltado para uso residencial, o Homebiogas 2.0. Segundo a desenvolvedora, o produto serve como uma alternativa ao gás de cozinha e aos fertilizantes químicos e também na obtenção de energia. Possui basicamente o mesmo processo de biodigestão, mas sua instalação é muito mais fácil e não precisa de mão de obra especializada, podendo ser instalado pelo próprio usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (157.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com