TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUMPRIMENTO DAS LEIS DE SEGURANÇA NAS EXECUÇÕES DE ABERTURAS DE VALAS: Uma análise realizada nas empresas de Maceió/AL

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.869 Palavras (24 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

CAIKE SILVA GOMES REGO

JORGE MATHEUS DA COSTA BATINGA

O CUMPRIMENTO DAS LEIS DE SEGURANÇA NAS EXECUÇÕES DE ABERTURAS DE VALAS: Uma análise realizada nas empresas de Maceió/AL

MACEIÓ – ALAGOAS

2022/1

CAIKE SILVA GOMES REGO

JORGE MATHEUS DA COSTA BATINGA

 

O CUMPRIMENTO DAS LEIS DE SEGURANÇA NAS EXECUÇÕES DE ABERTURAS DE VALAS: Uma análise realizada nas empresas de Maceió/AL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial, para conclusão do curso de Engenharia Civil Centro Universitário CESMAC, sob a orientação da Profa. Me. Tatyanne Pacifico dos Santos.

APROVADO EM: ___/___/_____

_____________________________________________

Profa. Me. Tatyanne Pacifico dos Santos

(Orientadora)

_____________________________________________

(Avaliador Interno)

_____________________________________________

(Avaliador Externo)

MACEIÓ – ALAGOAS

2022/1 

                                            SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        OBJETIVOS        5

3        METODOLOGIA        6

4        REFERENCIAL TEÓRICO        7

4.1 Saneamento básico e o serviço de abertura de valas.............................7

4.2 Procedimentos ligados à segurança do trabalho para execução do serviço de aberturas de valas..................................................................................10

4.3 Práticas no serviço de abertura de valas em desacordo com as leis de segurança..................................................................................................................14

4.4 Medidas mitigatórias para contenção de risco......................................16

5        RESULTADOS E DISCUSSÕES        22

6        CONCLUSÕES        28

7        CRONOGRAMA        29

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        30

  1. INTRODUÇÃO

Historicamente no Brasil, nas obras de infraestrutura urbana, a abertura de valas para a instalação das tubulações e as escavações são das principais atividades construtivas, mas que envolvem condições particulares de risco. Como afirmado por Martinho (2019), nos cenários urbanos atuais, os impactos causados modificam muitas vezes a paisagem, condicionam a mobilidade de quem precisa de transitar a pé, ou por qualquer meio de transporte, e produzem constrangimentos ao nível da qualidade de vida, pelo ruído das máquinas, poeiras libertadas, além do risco por instabilidade dos terrenos, e devido a interligação com outras infraestruturas existentes.

Segundo Martinho (2019), é preciso tomar as medidas necessárias para identificar todos os riscos antes de iniciar qualquer serviço de abertura de valas, o responsável deve munir-se dos projetos e do plano de prevenção para a realização do serviço aferir da sua exequibilidade com o que se observa no local, verificando se os pressupostos nele contidos estão de acordo com o prescrito no projeto e nomeadamente com requisitos legislativos aplicáveis ao tipo de medidas de proteção a serem tomadas.

A dificuldade em efetuar a escavação de um solo é relativa e para isso deve ser elaborado um planejamento desta atividade, levando em consideração o tipo do solo e suas respectivas dificuldades.

No tocante ao ponto da infraestrutura urbana, em matéria publicada no portal G1 (2019), os números apontaram uma representação de 1,87% do Produto Interno Bruto do Brasil, chegando na casa dos R$ 133 bilhões investidos na manutenção e modernização deste setor, incluindo iniciativas públicas e privadas.

Pode-se afirmar, categoricamente, que, além da influência econômica, existe também a socioambiental, que abrange o quesito de mau planejamento e falta de investimento, que podem andar na contramão deste progresso.

Portanto, este trabalho visa abordar o cumprimento dos procedimentos de segurança para abertura de valas, onde eles são trabalhos de risco especial que requerem medidas preventivas e cujo tipo de acidentes mais graves por soterramento com origem em desmoronamentos que colmatam valas abertas.

  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo analisar o cumprimento das leis de segurança nas execuções de abertura de valas pelas empresas que realizam este serviço na cidade de Maceió/AL.

Como objetivos específicos, este trabalho visa:

  • Analisar o processo de escavação em obras de saneamento básico, no que tange as Normas NR-18, NBR 9061 (ABNT, 1985) e NBR 12266 (ABNT, 1992).
  • Destacar as principais práticas no serviço de escavação de valas que estão em desacordo com as leis de segurança.
  • Realizar o acompanhamento dos serviços em obras de saneamento básico, na cidade de Maceió/AL, com o intuito de analisar o cumprimento das leis de segurança no processo de abertura de valas.
  • Recomendar o seguimento das Normas de segurança aos operários do setor do saneamento, na observância de negligência ao cumprimento das regulamentações.

  1. METODOLOGIA

Para o atendimento aos objetivos deste trabalho, primeiramente serão realizadas pesquisas bibliográficas para a realização do referencial teórico. Estas serão realizadas por meio de normas técnicas, livros, dissertações, teses e artigos científicos que abordam o tema, bem como por meio da consulta de manuais, normas técnicas e legislações referentes à área de estudo.

No desenvolvimento do referencial teórico, serão realizados estudos referentes às principais práticas no serviço de escavação de valas que estão em desacordo com as leis de segurança, como a NR-18 e NBR 9061 (ABNT, 1985) e assim será realizado quadro com as práticas corretas que devem ser seguidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com