TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calculo Numérico Na Engenharia

Por:   •  14/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS.

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO – AGREGADO MIÚDO

Disciplina: Materiais de construção

Docente: Lorrayne Correia Sousa

Discente: Alicia Ester Fernandes Paz / Bianca Motta Carneiro Freitas / Brhenda Jordany Nascimento Silva / Guilherme Daniel Cintra / João Pedro Castro Santos / Marcio Gleibe / Nicole Neves Vieira / Sávio Tertuliano / Yuri Viturino Teles Ramos.

Aparecida de Goiânia - Goiás

2023

RELATÓRIO – AGREGADO MIÚDO

Alicia Ester Fernandes Paz / Bianca Motta Carneiro Freitas / Brhenda Jordany Nascimento Silva / Guilherme Daniel Cintra / João Pedro Castro Santos / Marcio Gleibe / Nicole Neves Vieira / Sávio Tertuliano / Yuri Viturino Teles Ramos.

Relatório sobre os ensaios de amostra, massa específica, massa unitária e granulometria, realizados em aula – orientado pela Profº Lorrayne Correia Sousa.

APARECIDA DE GOIÂNIA – GO

2023

SUMÁRIO

1.         INTRODUÇÃO        4

2.         OBJETIVO        4

3.         ENSAIO DE AMOSTRA        5

3.1         MATERIAIS        5

3.2         MÉTODO        6

3.3         RESULTADO        6

3.4         CONCLUSÃO        6

3.5         ANEXOS        6

4.         ENSAIO DE MASSA ESPECÍFICA        6

4.1 MATERIAIS        6

4.2 METÓDOS        7

4.3 RESULTADOS        8

4.4 CONCLUSÃO        9

4.5 ANEXOS        9

5.         ENSAIO DE MASSA UNITÁRIA        9

5.1         MATERIAIS        10

5.2         METÓDOS        10

5.3         RESULTADOS        11

5.4         CONCLUSÃO        11

5.5 ANEXOS        12

6.         ENSAIO DE GRANULOMETRIA        12

6.1         MATERIAIS        12

6.2         METÓDOS        12

6.3 RESULTADO        13

6.4 CONCLUSÃO        14

6.5 ANEXOS        14

7. CONCLUSÃO        14


  1. INTRODUÇÃO

Define-se agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis, ou a misturas de ambas, com grãos que passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm.

Os agregados miúdos são materiais inertes que são adicionados ao concreto para dar-lhe propriedades específicas. Esses materiais são geralmente encontrados em depósitos naturais, como rios, e são usados em diversas aplicações de construção civil. Neste relatório, serão abordadas as normas NBR 16915, NBR 16972, NBR 16916 e NM 248, que definem os procedimentos para amostragem, massa unitária, massa específica e granulometria dos agregados miúdos.

Como a quantidade de água no concreto é um fator importante – que condiciona, inclusive, a resistência e durabilidade da estrutura –, é necessário considerar, também, a quantidade do líquido presente na areia (umidade) na dosagem do concreto.

Antes da utilização desse tipo de agregado em obra, é necessário uma série de ensaios para verificar se o mesmo esta em suas condições necessárias de uso. No seguinte relatório iremos falar sobre os ensaios de amostra, massa específica, massa aparente e granulometria, ambos realizados em sala para determinação se o agregado miúdo utilizado estava em tais condições.

  1. OBJETIVO

O objetivo dos ensaios realizados em amostras de agregados miúdos é caracterizar as propriedades físicas desse material, tais como massa específica, massa específica aparente, granulometria e massa unitária. Essas informações são importantes para avaliar a qualidade do material e determinar a sua adequação para uso em projetos de engenharia civil, como construção de estradas, edifícios, pontes, entre outros.

Os ensaios permitem verificar se os agregados miúdos coletados atendem às especificações e normas técnicas brasileiras aplicáveis, e também fornecem informações que podem ser utilizadas para a dosagem de misturas de concreto, argamassas e outros materiais de construção. Além disso, a caracterização dos agregados miúdos é importante para avaliar a resistência mecânica e a durabilidade das construções, uma vez que esses materiais são componentes essenciais dessas estruturas.

Portanto, o objetivo dos ensaios é garantir a qualidade e a segurança das construções, através da avaliação das propriedades dos materiais utilizados na sua construção.

  1. ENSAIO DE GRANULOMETRIA

NM 248 - Granulometria:

Essa norma estabelece as diretrizes para a determinação da granulometria dos agregados miúdos. O ensaio consiste em separar o material em diferentes frações de tamanho, usando peneiras padronizadas. A distribuição de tamanho das frações é então medida, permitindo a determinação da granulometria.

Para a realização do ensaio, é necessário pesar uma amostra do material e colocá-la na peneira superior do conjunto de peneiras. Em seguida, o conjunto de peneiras é agitado em uma máquina de peneiramento durante um tempo pré-estabelecido. Depois, as massas retidas em cada peneira são pesadas e a distribuição de tamanho das frações é determinada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com