TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Calculo de Lajes

Por:   •  7/7/2020  •  Ensaio  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

Cálculo de Lajes

Concluída a instalação e a configuração do STG, pode-se iniciar imediatamente o cálculo das lajes de uma obra. Para tanto o primeiro passo é a criação de uma obra clicando no botão Nova Obra:

    [pic 2]

Abre-se então a tela para que sejam dadas as informações da obra:

[pic 3]

Os dados fornecidos são automaticamente gravados e não precisarão ser informados de novo quando da emissão do orçamento. O STG pode funcionar através de dois métodos de trabalho, conforme as lajes sejam calculadas pelo fabricante  (Calcular laje) ou por terceiros, no caso em que o cliente fornece o projeto estrutural e o detalhamento da laje (Laje calculada). Assim, escolhendo o método de Calcular laje, criamos a obra e clicando em Ok podemos iniciar o cálculo propriamente dito. Os únicos dados necessários para a criação de uma obra são o Nome da obra (marcado com o asterisco vermelho) e o método de trabalho. Todos os demais podem ser definidos, se desejado , quando da elaboração do orçamento.

Aparece então a primeira tela da obra, onde é definido o material de enchimento das lajes (com blocos ou maciça). Uma laje pode ter simultaneamente lajes aliviadas (com blocos) e lajes maciças; os blocos podem ter sua altura variando nas diversas lajes da obra, mas só podem apresentar uma largura e um comprimento. Uma vez gravada a primeira laje aliviada estes valores de largura e comprimento ficam definidos para toda a obra.

[pic 4]

[pic 5]

Clicando em Maciço, podemos definir a laje inicial como maciça formada por vigotas justapostas. Qualquer dado dos blocos pode ser alterado diretamente na tela escolhendo ou digitando o valor diretamente no campo correspondente. Caso precisemos de vigotas adicionais, como por exemplo no caso de contornos irregulares da laje, basta digitar o número destas vigotas  adicionais no campo correspondente do canto inferior direito da tela.

Clicando em Ok, aparece a tela principal de cálculo da laje:

[pic 6]

Todo o cálculo da laje será feito unicamente nesta tela. Os campos identificados pela elipse vermelha informam os dados da laje: nome,dimensões e engastamentos (se existirem). Os campos em verde as cargas atuantes e o quadro da elipse amarela mostra sempre o material de enchimento que será utilizado.

Sempre que o cursor do mouse se transformar num dedo apontando, típico da Internet, clicando sobre o link em azul aparecerá um texto ou desenho explicativo, como por exemplo o vão livre abaixo:

[pic 7][pic 8]

Preenchendo diretamente nos campos os dados da laje L01, simplesmente apoiada, que apresenta 2,65m de vão livre por 5,15m de largura e suporta um carregamento de revestimentos de 100 kgf/m² (=1,0 kN/m²)  e uma carga acidental de 200 kgf/m²,  ficamos com a seguinte situação:

[pic 9]

A elipse azul identifica os campos onde inserimos as cargas. O peso próprio é calculado automaticamente pelo programa a partir dos dados fornecidos e não pode ser alterado pelo usuário. Clicando no botão Calcular aparecerá a tela de resultados da L01:

[pic 10]

Esta tela é formada por um painel com os Dados de cálculo (painel branco à esquerda) e pelo painel de Resultados do cálculo (painel à direita). No painel dos Dados podemos verificar todos os principais valores utilizados pelo STG para o cálculo e dimensionamento da L01. Caso desejemos mudar algum valor é só fechar o quadro e clicar no botão Gerais.

No painel de Resultados temos três grupos de resultados: O retângulo verde identifica a grandeza  cujos resultados estão sendo mostrados (no caso são as armaduras calculadas); o retângulo vermelho mostra os resultados gerais (contra-flecha, distância entre as linhas de escora, nervuras transversais e armadura transversal necessária). Entre estes dois grupos de dados aparecem os resultados propriamente ditos. Neste caso está dito que a vigota que formará a L01 será armada com 1 TG8L + 2Φ 4.2 + 1Φ 5.0. estas 3 barras constituem a armadura complementar da vigota. As bitolas são escolhidas pelo SRG já otimizadas.

Se desejarmos alterar as bitolas, basta clicarmos em Áreas necessárias:

[pic 11]

Clicando no botão com a seta amarela, poderemos selecionar uma outra combinação de armaduras que nos seja, por qualquer razão, mais conveniente, respeitando o mínimo de 0,44 cm² necessário para garantir a segurança à ruptura da vigota.

Ficaríamos com:

        [pic 12]

Bastaria então escolhermos diretamente a seleção de bitolas desejada. Vamos deixar a seleção escolhida pelo programa. Para tanto basta fechar a tela clicando em Sair.

Se quiséssemos verificar as flechas, teríamos:

 [pic 13]

A flecha elástica (13mm) é a flecha que a vigota experimentaria se não fosse dada contra-flecha de 6mm. Dando-se a contra-flecha (marcada com as setas vermelhas na figura) garante-se que o que no centro da laje a máxima flecha aparente a longo prazo  será de 7mm, menor do que 10,6mm (1/250 do vão), que é o limite da NBR6118:2003.

Aceitando-se os resultados do cálculo, podemos armazenar a L01 para continuar o cálculo das demais lajes. Isto é feito fechando o painel dos Dados e clicando no botão Gravar, que estará disponibilizado. Após gravar a laje estarão dsiponíveis também os demais botões :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (866.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com